quinta-feira, 1 de março de 2007

Indústria de Biodiesel em Feliz Natal deve iniciar produção este mês


A indústria foi implantada por um grupo de empresários locais, que formaram uma cooperativa, e este mês deve iniciar a produção em caráter experimental. A começou a ser construída ainda no ano passado, em um terreno com dez hectares, e era para funcionar em janeiro. Porém, devido as chuvas, o ritmo das obras diminuiu. A obra já foi concluída e os equipamentos estão sendo instalados, confirmou o presidente da Cooperativa de Feliz Natal (Cooperfeliz), Leandro Martins.

O galpão onde será produzido biodiesel tem cerca de 800 metros quadrados. A produção sera feita com óleo degomado de soja, de algodão e sebo de boi. Por enquanto, o pinhão manso produzido em dois assentamentos da região ainda não será usado, pois a demanda não é suficiente. A produção diária deve ser de 20 mil litros, mas pode chegar a 50 mil.

“Está tudo regularizada com a Agência Nacional de Petróleo e praticamente pronta para começar a produzir”, disse Martins, ao Só Notícias. A empresa deve fomentar o desenvolvimento do município com a geração de empregos diretos e indiretos. Do Nortão esta é a segunda indústria que trabalhará com o biodiesel. Uma outra em Sorriso também está prestes a iniciar a produção.

Além de ser uma fonte de energia renovável, que não polui o meio ambiente, o biocombustível é uma alternativa para aproveitar a matéria-prima que excede no mercado. A região Norte é rica na produção de soja, mas acaba pagando mais caro pelo óleo diesel, o que pode ser revertido com a fabricação do biodiesel.

Fonte:

Nenhum comentário: