sexta-feira, 23 de março de 2007

Lançado o Comitê Nacional de Agroenergia


O setor de agroenergia conta agora com um comitê nacional, formado por representantes da iniciativa privada e entidades, encabeçadas pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O "pontapé inicial" para criação do grupo foi dada hoje, durante reunião com a presença dos 25 membros iniciais do comitê. Os demais serão incorporados por convite posterior.

"A idéia vem sendo amadurecida há bastante tempo. Foi bem recebida porque não existe, hoje, uma estratégia definida nem do lado do setor privado, nem do público a respeito do biodiesel. Não temos uma política que o contemple", explicou a diretora-executiva da Abag de Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi.

"O biodiesel foi vestido com uma roupagem social, o que é louvável, mas precisa ser também exeqüível. As questões tributária e regulatória, por exemplo, estão muito aquém do que a gente precisa", apontou.

O comitê está dividido em quatro áreas de atuação: biodiesel, que tem como presidente Marcelo Brito, da empresa Agropalma; etanol, presidida por Luiz Custódio Martins, do Sindicato dos Combustíveis de Minas Gerais; química, com Walter Dissien, da Basf, à frente; e energia elétrica, cujo responsável ainda não foi definido.

"Os mandatos serão de um ano, para que haja giro constante. Por ser uma entidade nacional, o comitê reúne expectativas de várias regiões e segmentos, como produtores, empresas, cooperativas, associações, federações e sindicatos", disse Mônika.

A primeira ação do grupo, em curto prazo, é investir em comunicação. "Vamos elaborar uma cartilha com perguntas e respostas para trabalharmos com a imprensa nacional, internacional e o próprio setor", finalizou a diretora-executiva da Abag/RP.

Fonte:

Nenhum comentário: