terça-feira, 27 de março de 2007

Produção de pinhão manso deve se tornar alternativa para assentados em Sinop

Os moradores do assentamento Gleba Mercedes V (80km de sinop) estão trabalhando com a produção de mudas do pinhão manso, utilizado na produção do biodiesel. Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), alguns já comercializaram mudas com empresários locais. O plantio iniciou no ano passado. Por enquanto não há confirmação da área total. As sementes devem ser vendidas para empresas na região, conforme acordo estabelecido ainda no ano passado, por convênios.

"Na época, como as sementes eram muito caras, um empresário as comprou para os moradores. A intenção é que esta seja uma nova alternativa para aquelas famílias", destacou, a coordenadora Selma Prado. Além de Sinop, moradores do assentamento Ena, em Feliz Natal trabalham com a variedade. Futuramente, a produção deve ser destinada para a indústria de biodiesel, construída no município.

Devido a sua resistência, principalmente a solos pouco férteis e de clima desfavorável à maioria das culturas alimentares tradicionais, o pinhão pode ser considerado uma das mais promissoras oleaginosas para a produção do biodiesel.

Fonte: A Notícia Digital

Nenhum comentário: