sexta-feira, 23 de março de 2007

SC prepara a instalação da terceira usina de biocombustível

Santa Catarina está avançando na pesquisa e produção do biodiesel. A terceira usina destinada ao biocombustível no Estado já está em negociação no município de Saltinho, no Oeste catarinense. Com capacidade de refinamento de 600 mil litros por ano, serão investidos R$ 1,85 milhão no projeto pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Petrobras e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O terreno, de 2,5 hectares, foi cedido por um agricultor e tem área plana, proximidade com rodovia e luz trifásica, três itens essenciais à produção e distribuição do biocombustível. O prazo para conclusão das obras é junho deste ano e início da moagem em julho. A usina vai gerar 20 empregos diretos e 450 indiretos.

"A matéria-prima vai ser girassol, óleo de frango e soja, mas há projetos para utilizar a mamona e o pinhão", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saltinho, Edione Martinelli.

Além do empreendimento em Saltinho, Santa Catarina também está nos planos da Brasil Ecodiesel para a construção de mais uma usina destinada ao biocombustível. "A idéia é montar pequenas usinas para vender o óleo pronto às grandes distribuidoras", diz o presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig.

Três mil hectares para o girassol

De acordo com a Fetaesc, somente para o girassol são destinados 3 mil hectares, que envolvem 739 agricultores familiares de 103 municípios catarinenses. A matéria-prima é a mais utilizada no Estado por ser plantada entre as safras.

Segundo os agricultores, o plantio do girassol entre as culturas diminui em até 20% os custos da safra seguinte. As outras usinas que possuem todos os processos, da moagem ao combustível, estão em Içara, no Sul, que obtém o biodiesel a partir do reaproveitamento de óleo usado em frituras, e do girassol em Schroeder, no Norte catarinense, que tem como matéria-prima a gordura animal. Há outras usinas no Estado, mas que fazem apenas uma parte da produção.

Graziele Dal-Bó
Fonte: Diário Catarinense - SC

Um comentário:

Cassia Gomes disse...

Olá, sou ambientalista , trabalho para uma ONG em Santa Catarina, e o meu interesse é no Biocombustível gerado a partir da reciclagem do óleo de cozinha, se alguém conhecer uma usina em funcionamento nessa área por favor entre em contato, pois estou desenvolvendo um trabalho com os catadores de material reciclavel na região do Vale do Itapocú.

Cassia Gomes
Responsável Tec. de Projetos
IARA - Instituto de Apoio e Recuperação Ambiental
cassia_projetos@hotmail.com