quinta-feira, 15 de março de 2007

Uso da Bocaiúva para produção de Biodiesel


Famosa entre os indígenas, a bocaiúva, Acrocomia aculeata (Jacq.), é uma fruta típica do cerrado que tem sofrido com as agressões ao meio ambiente, para abertura de pastagens, conseqüências da expansão da pecuária no Estado. Mas, mesmo nas dificuldades, há quem encontre ouro onde todos vêem somente terra. O pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutor Flávio Aristone desenvolveu estudos e experimentos sobre a bocaiúva, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.

No material publicado em novembro de 2006, ele explica quais as aplicações da bocaiúva, ou também chamada macaúba. "A bocaiúva pode ser utilizada de diversas formas, mas me mantive na produção da farinha da fruta. A partir da farinha, é possível fazer muitas receitas, nutritivas, com alto valor protéico, de vitaminas e energético elevado. A casca pode ser utilizada na ração dos animais. A polpa na produção da farinha. Já a casca da castanha tem um poder calorífico muito bom e a amêndoa, ou castanha é uma das partes mais importantes".

Ele argumenta que é possível extrair óleo da semente da bocaiúva e substituir o azeite de oliva na alimentação. Também da castanha e da casca da semente, chamada de tegumento, há a possibilidade de retirar óleos ricos, que poderão ser utilizados na fabricação de biodiesel. "Isso coloca o Mato Grosso do Sul, pelo projeto ter sido desenvolvido aqui, à frente dos outros Estados. Uma vez que a preocupação mundial é com o aquecimento global e com a busca por combustíveis alternativos e menos poluentes, a produção de biodiesel a partir da bocaiúva é uma oportunidade única", salienta o professor.

Festa

Para mostrar os resultados do trabalho desenvolvido e discutir as potencialidades da bocaiúva, o professor Flávio Aristone, representando a UFMS, juntamente com o CNPq e Sebrae realizam no dia 31 de março a "1ª Festa da Bocaiúva do MS", na cidade de Nioaque. Com apoio da Prefeitura Municipal de Nioaque, através da Prefeita Ilca Corral Mendes Domingos e com auxilio das Secretarias do município, a "Festa da Bocaiúva" abre as comemorações pelos 158 anos de fundação da cidade, a ser comemorado no dia 08 de abril.

Tendas com as aplicações da bocaiúva, degustação de receitas, como é produzida a farinha da fruta e a fabricação de biodiesel serão montados na Praça Central da cidade. Atrações artísticas e musicais, dança indígena, brincadeiras infantis e teatro acontecem durante todo o dia 31, a partir das 14 horas.

Fonte: Midiomax New

Nenhum comentário: