sexta-feira, 16 de março de 2007

Segunda refinaria de Biodiesel de Minas Gerais está pronta

A segunda refinaria de biodiesel de Minas Gerais e a sétima do país está pronta para iniciar sua fase decisiva de testes. O projeto foi construído numa área doada pela Prefeitura de Barbacena no governo do então prefeito Célio Mazoni, de aproximadamente 4.000m2, localizada no distrito industrial, às margens da BR 040. O empreendimento já recebeu mais de R$ 5 milhões em investimentos.

“Os recursos angariados vieram de diversas linhas. A principal delas foi através do governo federal no programa de biodisel do BNDES, e a segunda parceria foi através do governo do Estado que, via Ruralminas, contribuiu com a instalação de silos, que servirão para armazenar nove mil grãos da matéria-prima produzida pela agricultura familiar. O ministro Hélio Costa abriu para nós esse espaço, nos auxiliando em todas as relações nas esferas federal e estadual”, disse Roberto Bertoli, diretor-presidente da Refinaria Nacional de Petróleo Vegetal - Fusermann, empresa responsável pelo projeto.

O Programa Plantando Combustível chega com a proposta de gerar emprego e renda na agricultura familiar num raio de 360 quilômetros em torno de Barbacena. Esse objetivo já começou a ser alcançado através do incentivo à cultura do pinhão manso, oleagenosa utilizada na produção do biodiesel. “Atualmente estamos com setecentas famílias inscritas no programa, que, a partir do próximo ano, vão poder criar sua própria base econômica em cima dessa cultura. Acreditamos que esse programa poderá gerar, no mínimo, de três a cinco mil novos empregos no campo”, otimizou Roberto Bertoli.

A capacidade inicial de produção de biodiesel da refinaria de Barbacena será de 30 mil litros/dia. Com a ampliação já projetada, espera-se atingir a marca de 100 mil litros/dia. Segundo Roberto Bertoli, o combustível, depois de pronto, será exportado. “Para começar a funcionar, estamos negociado a matéria-prima que deverá vir, inicialmente, do Triângulo Mineiro, do Noroeste da Bahia, e do Mato Grosso do Sul. Estamos criando toda logística para recebê-la e processá-la, levando ao produto final e sua exportação, por meio de uma parceria que estamos negociando com um grupo italiano”.

Roberto Bertoli informou que, nos primeiros trinta dias de funcionamento, serão necessárias 70 toneladas de matéria-prima por dia. Já no terceiro mês, esse montante sobe para 140 toneladas/dia, podendo chegar a 600 toneladas/dia a partir do quinto mês. “Precisaríamos hoje para atender a demanda da refinaria de 25 mil hectares plantados. Então, justamente dentro dessa demanda, nós estamos fazendo uma programação para alcançar essa meta, para que dentro de cinco anos tenhamos 25 mil hectares plantados de pinhão manso. Mas, para isso, precisamos do envolvimento de todos os municípios”, destacou.

Plantando Combustível em Viçosa

O Programa Plantando Combustível conta hoje com 16 prefeituras conveniadas, e outras 14 em fase final de negociação. Toda essa adesão foi conseguida através de uma parceria que teve início nos últimos doze meses entre a Fusermann e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa. Juntas, e com o apoio técnico da Universidade Federal de Viçosa, intensificaram os trabalhos do “Projeto Jatropha” com o plantio de 900.000 mudas de pinhão manso, tendo iniciado as entregas das mudas nos meses de Março e Abril de 2006 e encerrado neste mês de março de 2007, sendo que do período de plantio à primeira produção, já se iniciarão neste mês as primeiras colheitas nas áreas que completam o primeiro ano de plantio.

Do total de mudas plantadas até agora, foram produzidas 50.000 mudas no município de Alvinópolis, 30.000 mudas no município de Senador Firmino e 780 mil mudas no município de Viçosa, 6.000 mudas em Amparo da Serra, 10.000 mudas em Rio Pomba, sendo que no período de Outubro / Novembro deste ano serão produzidas 5.000.000 (cinco milhões) de mudas para atendimento a novos interessados e que a meta da empresa é alcançar 25.000 hectares de área plantada com pinhão-manso nos próximos quatro anos.

Com a eficácia comprovada do Plantando Combustível na região de Viçosa, produtores de Barbacena começam a mostrar interesse em também investir no cultivo do pinhão manso. O diretor-presidente da Fursermann esclarece que a execução do programa não passa, obrigatoriamente, por uma parceria com as prefeituras. “Escolhemos nosso parceiro através daquele órgão que se encontra dentro do município, e que mais se interessa em incentivar o programa. Pode ser, por exemplo a Emater local, o Sindicato dos Produtores Rurais, ou também a prefeitura. Então, dependendo dessa liderança, é que escolhemos o nosso parceiro”, assinalou.

Fonte: Barbacena On Line

Nenhum comentário: