quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Rapadura é Nossa!!

No Brasil a questão da propiedade nunca foi uma coisa muito seria. Os portugueses vieram aqui e levaram tudo que puderar e enquanto pudera, bem como o fizeram a Inglaterra, a Espanha, os EUA e como o faz quase o que o Mundo Todo.

Digo "Faz", pois ainda hoje somos tratados como colônias, que devem vender tudo que têm de bom e comprar tudo aquilo que a não deu mais certo, e mais recentementnunca Antigamente os piratas biologicos precisavamVez por outra, um gringo abestado inventa de registrar como marca exclusiva um produto genuinamente brasileiro, de domínio popular.

Enquanto o Brasil briga para não queimar a Amazônia bem como preservar sua biodiversidade, o mundo vem aqui e leva tudo de bom que temos lá. Foi assim com a Seringueira

Apesar de genuinamente brasileira e produzida desde os tempos do Brasil Império, os produtores brasileiros de rapadura precisam pagar royaltes a empresa alemã Rapunzel, que patentiou marca "rapadura", para poderem usar o nome do doce. O que é pior, a rapadura comercializada por eles é produzida aqui mesmo no Brasil.

Por conta disso, a OAB (Ordem dos Advogados do Basil) tenta desde 2006 a anulação do registro. Como não houve uma saída diplomática até o momento, será iniciado um caminho judicial. "Não podemos permitir que uma empresa da Alemanha cobre royalties ao Brasil pelo uso do nome rapadura", afirma o advogado Ricardo Barcelar, da OAB-CE.

Como argumento para anulação de patente, serão utilizados argumentos favoráveis as famílias pobres do nordeste que produzem de forma artesanal o doce e tratados internacionais que versam sobre o assunto.

Fonte:

Veja mais em: Biopirataria



RAPADURA® in Demeter-Qualität
Dank ihrer speziellen Zertifizierung als Demeter-Verarbeiter ist RAPUNZEL NATURKOST die geeignete Vermarktungspartnerin für Planeta Verde, so dass wir jetzt weltweit zum ersten Mal RAPADURA® Vollrohrzucker in Demeter-Qualität anbieten können
.

Nenhum comentário: