O globo publicou hoje uma matéria onde levanta algumas questões a respeito dos biocombustíveis levantadas durante a cúpula da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação), em Roma.
Como cada item sitado já foi matéria de publicação em nosso blog, fiz uma corelação entre cada assunto levantado e as questões já tratadas aqui e coloquei-as para o debate de forma a permitir que você, nosso leitor, possa entender não só as questões relacionadas a cada "fato" levantado, mas também para notar o tamanho do desconhecimento e os absurdos que são levantados por isso sobre essa questão. Veja abaixo:
- O Biocombustível mais importante é o etanol, substituto da gasolina produzido principalmente a partir de grãos e da cana-de-açúcar.
- Os dois maiores produtores mundiais de etanol são Estados Unidos e Brasil, mas há uma crescente produção também na União Européia.
- Os EUA fazem etanol de milho, do qual são os maiores produtores mundiais.
- O etanol vai consumir 4 bilhões de sacas de milho em 2008/09, um terço da safra estimada para este ano nos EUA, segundo o Departamento de Agricultura (USDA).
- O preço do milho disparou nos últimos dois anos. Em junho de 2006, o produto era cotado a 2,50 dólares por saca na Bolsa de Chicago. Agora, está a mais de 6 dólares.
- O Brasil, maior exportador mundial de bioetanol, usa a cana-de-açúcar como materia-prima. Mais de metade da cana brasileira se destina à produção de álcool.
- Críticos dizem que a produção de etanol está pressionando agropecuaristas a ocuparem a Amazônia. O governo rejeita essa idéia.
- O biodiesel, segundo principal biocombustível, é feito de óleos vegetais, como os de Soja (Glycine max L.), Mamona (Ricinus communis L.) e dendê. Sebo e óleo de cozinha usado também podem servir.
- A União Européia (especialmente Alemanha e França) é a principal região produtora de biodiesel. A matéria-prima mais empregada é a colza (Brassica napus).
- Em seguida vêm os EUA, que extraem o biodiesel principalmente da soja. O Departamento de Agricultura estimou recentemente que o biodiesel usará 15 por cento da produção local de soja em 2008/09, ligeiro aumento em relação a 2007/08.
- o Brasil e a Argentina estão ampliando a produção e atualmente também são produtores importantes, usando a soja como principal matéria-prima.
- Vários países asiáticos, como Malásia e Indonésia, têm usinas para fazer biodiesel de Palma/Dendê (Elaeis guineensis, Jacq.), mas a produção é prejudicada pelo preço elevado dessa matéria-prima, usada também em centenas de produtos alimentícios, de higiene e cosmética.
- ONGs ambientais temem que o aumento da produção do dendê provoque a destruição de florestas no Sudeste Asiático
Nenhum comentário:
Postar um comentário