Os testes a campo para liberar o uso de B-100 (100% biodiesel) nos tratores Valtra, na Usina Barralcool, em Barra do Bugres, Mato Grosso, já estão bastante avançados. Das 4.000 horas previstas para o experimento, 3.000 horas já foram cumpridas. O acordo de cooperação Valtra-Barralcool inclui como parceiros a Texaco, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Concessionária Pampa.
Alinhada com as exigências do mundo moderno, em 2001 a empresa saiu na frente e firmou parcerias para a pesquisa e o desenvolvimento do uso de biodiesel em seus tratores, colaborando para o avanço da agricultura sustentável.
Quatro anos depois, a Valtra iniciou os testes de campo para avaliar as vantagens e eventuais riscos do uso de biodiesel como combustível em tratores. Além da Usina Catanduva, o projeto também conta com outros parceiros: Delphi, Coopercitrus, Texaco e instituições de ensino como a Unesp de Jaboticabal (SP) e USP de Ribeirão Preto (SP).
Qualquer modelo que tenha motor Sisu Diesel, fabricado pela Valtra, poderá ser abastecido pelo B-100, depois de aprovada a sua liberação de uso, desde que o biodiesel seja especificado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), de acordo com a norma 42/2004.
Primeira montadora de tratores a se instalar no País, em 1960, a Valtra tem uma relação muito estreita com o setor sucroalcooleiro. Graças a uma linha completa de produtos robustos, eficientes e econômicos e ao excelente relacionamento com as usinas, a empresa conquistou a liderança no setor canavieiro e atende cerca de 60% da demanda de tratores nesse segmento.
DESEMPENHO
Comprovando a boa fase da agricultura e a reação dos preços das commodities, em maio, a Valtra do Brasil vendeu 894 tratores, um crescimento de 20,3% em relação ao mesmo mês de 2007, quando foram vendidas 743 unidades.
Segundo balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no acumulado dos primeiros cinco meses de 2008, as vendas de tratores Valtra cresceram 30,5%. Foram comercializadas 3.874 unidades, ante 2.969 no mesmo período do ano passado.
"Em todos os meses de 2008, o desempenho foi positivo", lembra o diretor de Marketing da Valtra, Leandro Marsili. De acordo com o executivo, a empresa está acompanhando o crescimento do mercado, reforçando sua posição no segmento sucrooalooleiro, ao mesmo tempo em que tem aumentado as suas vendas para o setor de grãos.
"Esse crescimento tem sido apoiado em características úteis das máquinas, no suporte de uma rede de distribuidores bem localizada e nos procedimentos de serviços de atendimento oferecido ao cliente", explica Marsili.
De acordo com o gerente de Produto, Jak Torretta, um dos fatores que têm influência direta no aumento das vendas de tratores é a relação estreita e histórica da empresa com o setor sucroalcooleiro. "Estimamos que em torno de 60% dos tratores vendidos para o setor são da marca Valtra", diz.
Torretta acrescenta que a maior demanda do mercado é para o modelo BH180 e o BH185i com motor turbo intercooler, lançado na Agrishow de 2007, e que vem se mostrando o trator perfeito para o setor. "A potência, a economia de combustível, os sistemas hidráulicos exclusivos para a cana, aliados à alta disponibilidade destes tratores no campo, asseguram a liderança da Valtra no segmento", justifica.
LIDERANÇA NO SEGMENTO CANAVIEIRO
A Valtra possui uma linha de produtos versáteis, entre tratores de 50 a 190 cavalos, colheitadeiras e plantadeiras. Detém liderança absoluta no segmento canavieiro. Está no Brasil desde 1960 e conta hoje com uma rede de 70 concessionárias no País, além de 56 distribuidores nos demais países da América Latina. Exporta para mais de 60 países. A Valtra é umas das marcas pertencentes à AGCO Corporation.
FONTE: Pauta Assessoria
Telefones: (51) 3333-5756 e 3332-4670
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