segunda-feira, 2 de junho de 2008

VW se rende ao B5 e institui seu uso em toda a sua linha

Depois da Volvo, da Iveco, da Agrale agora é a vez da VW se preparar para o uso do B5.

A partir deste mês, todos os veículos comerciais da Volkswagen sairão da fábrica de Resende (RJ) com um selo indicativo à liberação do B5. Ou seja, seus motores estarão aptos a utilizar a mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel convencional. Oficialmente, o Brasil acabou de liberar, em janeiro, o uso do B2 e tornará obrigatório o uso do B5 apenas em 2013.

A Volkswagen utilizou de dois expedientes e duas misturas para os testes do B5. Na região do Sul Fluminense, onde se localiza sua fábrica, a marca alemã contou com a ajuda da empresa de fabricação de concreto, Engemix. Essa parceria aconteceu em Barra Mansa e foi realizada com três caminhões VW Worker 26.260E. O óleo utilizado era feito de mamona, matéria-prima autorizada pelo Programa Nacional de Testes de Biodiesel, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O outro estudo acontece em conjunto com Grupo Bertin, que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia. A empresa destacou seis caminhões VW Constellation 19.320 de sua frota que estão rodando no trajeto Porto de Santos (SP) - Lins (SP), desde setembro do ano passado.

A rota tem um total de 1.100 quilômetros. Os caminhões utilizam matéria-prima de origem animal (sebo bovino) para mistura de 20% de biodiesel ao óleo diesel (B20).

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