sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Alcool Brasileiro tem a maior produtividade do mundo

O álcool de cana-de-açúcar do Brasil já é uma das melhores alternativas energéticas do planeta. País responde por 35% da produção mundial do planeta. Só perde para os EUA (37,5%).

Como é produzido?

No Brasil, o álcool combustível é produzido a partir da cana-de-açúcar, que pode ser colhida mecanicamente, com o uso de máquinas colheitadeiras, ou manualmente, queimando-se a palha que envolve a base do vegetal e cortando-se o caule. Este caule da cana é picado e triturado nas moendas das usinas e libera o caldo que serve de matéria-prima para a produção do etanol. O bagaço que sobra da moagem é queimado para produzir a eletricidade utilizada pela usina. Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma mistura composta de leite de levedura, água e ácido sulfúrico. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para colunas de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool bruto. Novos processos de destilação transformam-no em álcool hidratado ou anidro (puro). A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível. Em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira, de onde é feito o metanol. A cana, no entanto, é o vegetal mais eficiente para a produção do etanol. No Brasil, ela encontra condições ideais de clima e solo.

Qual é sua importância para a economia nacional?

O álcool de cana-de-açúcar do Brasil é o biocombustível de maior produtividade no mundo – cada hectare plantado do vegetal gera 6.000 litros de etanol, número que pode dobrar em poucos anos devido ao avanço tecnológico do setor. A produção nacional cresce à taxa de 9% ao ano, roubando espaço de culturas menos rentáveis. Entre 2000 e 2006, a área plantada aumentou 43%, e as exportações cresceram impressionantes 3.000%. As usinas de açúcar e álcool movimentam 40 bilhões de reais por ano e fazem girar a roda da economia nos recantos mais remotos do país. Embora o centro econômico do setor encontre-se no interior de São Paulo – só de usinas de álcool há 300 projetos em andamento no país, sendo a maioria deles no interior paulista – , a fronteira agrícola se desloca para outras regiões. O clima é de efervescência econômica, principalmente nos dois novos pólos do setor, Goiás e Minas Gerais, que possuem cada um mais de dez projetos de novas usinas.

Quantos empregos gera no Brasil?

Entre engenheiros, agrônomos, produtores e cortadores de cana – os chamados bóias-frias – o setor canavieiro emprega mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil. Destas, cerca de 2,5 milhões são trabalhadores temporários.

É um combustível poluente?

Por conter oxigênio em sua composição, a combustão – reação que normalmente retira oxigênio da atmosfera – do álcool é mais fácil do que a da gasolina e libera menos poluentes. Isso não significa, porém, que seja inofensiva. A exemplo de outros combustíveis, o etanol lança no ar monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). No entanto, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina, dependendo da regulagem do motor. Em contrapartida, a quantidade de aldeídos – compostos orgânicos tóxicos – emitidos pelos carros a álcool é três vezes maior que a dos a gasolina, embora os do álcool sejam menos nocivos à saúde. O problema do álcool está em seu processo de produção. Cada litro obtido da cana-de-açúcar rende outros 13 de vinhoto, um ácido capaz de contaminar ecossistemas inteiros se não for administrado de forma segura. A colheita manual, que exige a queimada da palha da cana também promove uma verdadeira chuva de cinzas tóxicas, e precisa ser controlada para que a produção do álcool não comprometa seu caráter de combustível ecologicamente viável.

Como é o mercado internacional do produto?

O Brasil respondia, ao final de 2006, por 35% da produção mundial de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos, com 37,2%. A liderança dos dois países é inquestionável. Abaixo deles, China e Índia produziam respectivamente 7,7% e 7% do etanol mundial. Só que enquanto o etanol brasileiro responde por 17% do consumo nacional de combustíveis automotivos, o americano é usado somente por 3% de seu mercado. A gasolina brasileira já vem acrescida de quase um quarto de álcool, quantidade muito maior que a misturada em países como o Japão e a França. No entanto, com as recentes medidas de redução na emissão de gases poluentes assumidas pelas grandes potências, esta proporção tende a aumentar, o que expandiria a demanda pelo álcool combustível – inclusive o brasileiro. Projeções do final de 2006 indicavam que o Brasil exportava cerca de 3,1 bilhões de litros de etanol.


Fonte: Veja Online

Da Agência

5 comentários:

Anônimo disse...

muito loko kkkkkkkkkkkkk

valew ae gostei mt mas valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu valew ae gostei mt mas ta bom blz eu ta bom blz eu

Anônimo disse...

nem curti

Anônimo disse...

aaaaaaa vey eu gostei ^^

Anônimo disse...

As principais reações do álcool comum (Etanol) são:
1ª combustão:
C2H6O + 3O2 --> 2CO2 + 3H2O

2ª oxidação (Gerando vinagre)
C2H6O + [O] --> C2H4O + H2O (1ª etapa)
C2H4O + [O} --> C2H4O2
(Vinagre)

3ª Desidratação
Inter molecular: 2C2H6O (em meio ácido, à 170 °C) --> C4H10O + H2O (Éter etílico)

Intramolecular: C2H6O (em meio ácido, à 140°C) --> C2H4 + H2O
(Etileno)

Anônimo disse...

kkkkkkkk
kkkk


kkkkkkkkkkk
eu ri ;D

naso sei do que mas eu ri

entra ae google e depois roooooonnnnaaaaaaaaallllllldddddddddoooooooooooo