Mato Grosso concentra hoje o maior mercado potencial de biodiesel do país. O Estado possui 13 plantas com capacidade autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), que somam 495 milhões de litros por ano. A participação do Estado em número de usinas é de 25% em relação ao total de 52 unidades espalhadas pelo Brasil e de 23,5% do total de 2,595 bilhões de litros.
A partir de janeiro de 2008 a adição de 2% do biodiesel na composição do óleo diesel será obrigatória e para atender parte dessa demanda a produção estadual deve alcançar 826 milhões de litros até o final do primeiro semestre do próximo ano, prevê o diretor- executivo das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos.
A maior parte da produção, estima, terá o sebo bovino como matéria-prima, mas o girassol, a soja, o caroço de algodão e o pinhão manso também serão utilizados na fabricação do biodiesel no Estado. Santos lembra que dos 13 projetos autorizados em Mato Grosso, a Barralcool e a Renobrás são as duas usinas em operação e já comercializam a produção existente nos leilões realizados pela ANP.
"A maioria das outras autorizadas, muitas em construção, também participam da oferta pública para entrega futura", explica. A Petrobras e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap/SA) são as empresas credenciadas para comprar o biocombustível no país.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alexandre Furlan, afirma que o uso do biodiesel traz dois efeitos importantes. "Primeiro, por ser um combustível de fonte renovável que contribui significativamente para reduzir a poluição; e, segundo, porque agrega valor às matérias-primas utilizadas na sua composição".
A ANP informa por meio da assessoria de imprensa que ainda analisa 53 projetos em todo o país para novas plantas e ampliação das já instaladas. Mato Grosso tem a maior participação, com 17 unidades (32%).
Unidades já autorizadas
Planta - Capacidade/ano/litros - Município
ADM - 169,5 - Rondonópolis
Agrosoja - 24 mi - Sorriso
Araguassu - 30 mi - Porto Alegre do Norte
Barralcool - 50 mi - Barra do Bugres
Biocamp - 46,2 mi - Campo Verde
Biopar - 10,8 - Nova Marilândia
CLV - 22,5 mi - Sorriso
Cooami - 3 mi - Sorriso
Cooperbio - 3 mi - Lucas do Rio Verde
Fiagril - 123 mi - Lucas do Rio Verde
KGB - 1,5 mi - Sinop
Renobrás - 6 mi - Dom Aquino
Usibio - 6 - Sinop
Total/Mato Grosso 495,5 milhões
Total/Brasil 2,595 bilhões
Veja aqui todas as plantas no Mato Grosso (43)
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário