O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou que 2008 será o ano do biodiesel. Para Lima, a entrada deste combustível na matriz energética brasileira representa o ingresso do Brasil no cenário mundial do biocombustível. Lima que participou do lançamento do Anuário do Setor do Petróleo 2007, na sede da agência, no Centro do Rio de Janeiro.
– Estamos bem situados na questão do álcool, mas estamos só com um projeto na questão do biodiesel e que, internaciolmente, é muito mais acentuada que a questão do álcool. Então temos que correr atrás dos avanços que estão sendo dados na Europa, afirmou.
O ex-deputado declarou também que o projeto brasileiro de biodiesel é muito "ousado", uma vez que incorpora a produção familiar na venda da matéria-prima do produto. Lima acredita também que o biodiesel poderá ser um grande êxito para o país.
A partir de 1º de janeiro será obrigatória a inclusão de 2% de biodiesel ao diesel comum vendido nos postos, o chamado B2. Haroldo Lima explicou que várias reuniões foram feitas para organizar a fiscalização da venda do biodiesel.
– Nós temos feito diversas reuniões para planejar esses movimentos nos primeiros quinze dias do ano. Estamos com uma sala de monitoramento do projeto do biodiesel no país inteiro aqui na ANP, através da qual vamos acompanhar as denúncias, concluiu.
Fonte: Jornal Correio do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário