A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que disse não ver problemas em relação à oferta e demanda do biodiesel em 2008. Segundo ele, o complemento da oferta deverá ser feito com a realização de um leilão, possivelmente em fevereiro. A decisão está a cargo da ANP (Agência nacional do Petróleo), ressaltou, mas a intenção é que sejam leiloados 380 milhões de litros de B2.
O B3 seria leiloado posteriormente, com volume próximo aos do leilão de B2.
"O CNPE deseja introduzir no mercado o B3, para que o processo até o B5 seja feito aos poucos. A idéia é começar a colocar o B3, depois o B4, para aí sim, chegar ao B5", afirmou.
Costa disse ainda que a Petrobras quer ser o principal produtor de biodiesel do país, até 2012. A meta da estatal é produzir, até lá, 850 milhões de litros/ano do combustível. No ano que vem, a Petrobras terá produção de 180 milhões de litros/ano, com a entrada, no primeiro semestre, de três unidades localizadas no Ceará, Minas Gerais e Bahia, com capacidade de 60 milhões de litros/ano cada.
Nas três unidades que estão sendo construídas, a Petrobras não tem parceiros. Em relação às futuras plantas, Costa não descartou tal possibilidade, inclusive em relação a sócios estrangeiros. O executivo não detalhou o número exato de novas unidades de produção de biodiesel e nem o investimento.
"Estamos definindo ainda. O que está certo é que teremos plantas maiores do que as que estão sendo construídas", completou.
Fonte:

Nenhum comentário:
Postar um comentário