domingo, 4 de fevereiro de 2007

Hidrogênio com combustível

Vários projetos de países desenvolvidos oferecem a opção de abastecimento de automóveis de última geração com hidrogênio em caráter experimental, cujo custo todavia é ainda proibitivo. A energia (trabalho) derivada da combustão controlada do hidrogênio pode ser compreendida a partir das células combustíveis: numa PEMFC (célula combustível de membrana de troca de prótons) dois eletrodos são separados por uma membrana inteligente que permite a permeação e ionização do hidrogênio gasoso até seus constituintes o próton e o elétron, a captura da energia liberada e a recomposição, em reação com o oxigênio do ar, da própria água.

Nesta ótica - otimização da liberação de hidrogênio a partir da água - , a mais recente inovação advém de um grupo de engenheiros mecânicos da Universidade de Minnesota (USA), encabeçados por Tareq Abu-Hamed e em parceria com colegas do Instituto Weizmann de Ciências (Rehovot, Israel). Um automóvel é equipado com um tanque de água e com outro tanque com boro elementar (que é não-metálico). O contato dos dois leva a uma decomposição “controlada” da água, quando o boro sequestra o oxigênio da mesma para formar óxido de boro e com a conseqüente liberação de hidrogênio gasoso, que pode então ser queimado para a movimentação do veículo. A economicidade do processo residiria na possibilidade de reciclar (infinitas vezes) o óxido de boro até boro elementar (e.g., através da energia - grátis - de um painel solar). Um tanque de 45 litros de água (pré-combustível) requereria 18 kg de boro para produzir 5 kg de hidrogênio (equivalente a 40 litros de gasolina). Curiosamente ainda, o boro gera derivados designados de boridretos que são recomendados como a forma mais segura de armazenar hidrogênio (e.g., NaBH4, LiBH4; boridretos de sódio ou lítio) em comparação com tanques pressurizados deste gás tão explosivo. É estimado em uns 40% o dispêndio da energia nativa do hidrogênio com os custos de sua liquefação (o que exige altíssimas pressões) e recipientes especiais de estocagem. Enfim a bem conhecida balança dos prós e contras do hidrogênio mas único combustível cuja queima limpa gera apenas água.

Fonte: Paraná-Online
A busca do combustível ideal: hidrogênio

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