terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Pinhão-manso é alternativa para produção de biodiesel no Espírito Santo


O pinhão-manso é a grande aposta do agronegócio para a produção de biodiesel. Com produtividade bem acima das demais sementes (três vezes superior à mamona e duas vezes superior ao girassol) o pinhão-manso, por ser uma planta rústica, pode ser cultivado nas regiões semi-áridas, com menor índice de chuvas.

No Espírito Santo o cultivo é indicado para a Região Noroeste, com menor índice pluviométrico. No próximo mês serão iniciados os plantios experimentais em quatro fazendas experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e em 30 propriedades particulares localizadas na região. Os plantios experimentais deverão envolver uma área de 13 hectares.

Os plantios nas propriedades privadas serão acompanhados pelos técnicos e pesquisadores do Incaper, informou o presidente da instituição Enio Bergoli da Costa. Nos plantios experimentais serão estudados o manejo da cultura e as pragas que afetam as plantas.

O pinhão-manso é uma boa alternativa para os agricultores que produzem café conilon, porque a safra acontece em períodos diferenciados, lembra o pesquisador do Incaper, Márcio Adonis. A colheita, nas regiões secas, é feita entre novembro e março. Logo depois, de abril a julho, vem a colheita do café conilon. (Ecopress com informações do jornal A Gazeta - ES - 13/02/07, às 12h01

Materias Realcionadas:
Biodiesel do Óleo de Pinhão-Manso

Nenhum comentário: