domingo, 11 de fevereiro de 2007

Rota metílica no Biodiesel atinge preços estratosféricos

As cotações do METANOL não param de subir e atingiram um valor absurdamente alto em nossa série histórica.

Monitoramos suas cotações desde o ano de 2001 e neste momento (válida na verdade para o mês de outubro) ela está em US$ 599/tonelada contra US$ 442/tonelada no mês de setembro. Esses preços são do maior fabricante de metanol do mundo, a empresa Methanex Inc.

Como a maior parte do metanol consumido hoje no Brasil é importado (não produzimos o suficiente para nosso próprio consumo) os preços internos do metanol são muito influenciados pelos valores de referência externos (o metanol é um derivado indireto do petróleo e por isso está com suas cotações subindo sem parar nos últimos 4 anos). Portanto o metanol no Brasil deverá atingir suas máximas históricas em termos de preço nos próximos meses também, tornando o biodiesel feito com metanol ainda menos competitivo.

A própria Methanex Inc. prevê em seu relatório trimestral aos seus acionistas que o metanol irá continuar subindo no próximo ano.

O grande perigo de trabalhar com um processo químico que funciona apenas com uma rota (metílica) é que seu usuário está preso a essas variações de preços e não possui alternativa.

O que está ocorrendo hoje com os preços do metanol é uma das melhores razões para que se tenha a rota etílica disponível (biodiesel de etanol ou alcool de cana).

Hoje as usinas que já estão montadas no brasil produzem biodiesel (transesterificado) apenas a base de metanol (usam o antigo processo importado da Europa). Todas elas estão em maus lençois neste momento em que o metanol atingiu um recorde histórico de alta de preços.

Claro que este biodiesel produzida nestas usinas ficará ainda mais caro e aleijará estes empreendimentos assim que o mercado se tornar mais competitivo.

Biodiesel não pode ser mais caro que o diesel de petróleo. Isso é uma distorção grave e deve ser evitada ao máximo. Depender de subsídios dos governos é um ATESTADO DE INCAPACIDADE TECNICA E GERENCIAL que os empreendedores brasileiros deveriam recusar terminantemente.

O Brasil já possui processo químico que trabalha com etanol na manufatura do biodiesel com alta eficiência, baixo custo e grande qualidade. Não depende com este processo de nenhum material importado e tão pouco de conhecimento estrangeiro.

Possuimos a melhor tecnologia do mundo para o biodiesel e não devemos cometer o erro de nos nivelarmos por baixo com outros países em matéria de biocombustíveis.

A MB do Brasil Biodiesel e a sua parceira Petrobio Biodiesel são as atuais detentoras do processo etílico descrito acima e que está devidamente patenteado. Com isso, o Brasil além de possuir a melhor tecnologia química detém também a melhor engenharia de biodiesel, com as mais eficientes, versáteis e baratas usinas de biodiesel nas escalas CONTÍNUA, SEMI-CONTÍNUA e BATELADA.

Isso cobre todas as faixas de produção com o que existe de melhor no mundo.

Fonte:

Nenhum comentário: