domingo, 11 de fevereiro de 2007

Com 30% de biodiesel, carro polui menos


O grupo PSA Peugeot Citroën sai na frente na corrida pelo uso do biodiesel misturado ao diesel de petróleo para uso em carros de passeio. Em outubro de 2006, em Ribeirão Preto, o diretor-geral do grupo no Brasil, Pierre-Michel Fauconnier, fez um balanço da primeira fase de testes, realizada no País, com um Peugeot 206 e um Citroën Xsara Picasso, que rodaram um total de quase 200 mil quilômetros com o chamado B-30, constituído por uma mistura de 30% de biodiesel de soja e 70% de diesel de petróleo.

Os carros, enviados para a França em junho último, foram desmontados pelos engenheiros da Peugeot Citroën, que concluíram que não é necessária adaptação alguma nos motores e peças para que os veículos rodem com a mistura B-30 brasileira.

As curvas de torque e potência dos motores que rodaram com B-30, avaliados a cada 20 mil km rodados, foram idênticas às dos motores movidos com 100% de diesel de petróleo. Além disso, constatou-se uma redução de 23% na emissão de material particulado, de 11% em hidrocarbonetos, de 11% de monóxido de carbono e um aumento, pouco significativo, segundo os técnicos, de 5% na emissão de óxidos de nitrogênio, informou Marc Bouquê, da diretoria de Comunicação, Inovação, Tecnologia e Meio Ambiente da montadora francesa.

Com os excelentes resultados da primeira fase de testes com o biodiesel brasileiro, Fauconnier anunciou a segunda fase de testes, bem mais ambiciosa, que envolverá biodiesel feito a partir de outras oleaginosas e que abastecerão seis carros novos: um Peugeot 206, um Citroën Xsara Picasso, dois Peugeot Partner e dois Citroën Berlingo. Além do B-30 de soja, será usado o B-30 de palma (dendê) e um B-30 misto, com um 25% de mamona e 75% de soja.(...)

Fonte:

Um comentário:

Unknown disse...

qual é o prós e o contra desse texto?
es tou fazendo um trabalho sobre biodiesel e projetos que utilizam ele para diminuir o aquecimento global...
ficarei feliz se me ajudarem ...
OBRIGADA!!!
AMEI O TEXTO, FICOU SHOW*-*