terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

ANP faz hoje o quinto leilão de biodiesel

A ANP faz hoje o o quinto leilão de biodiesel - e o primeiro de 2007 -, no escritório no Rio de Janeiroda. A expectativa para esta edição é a comercialização de 50 milhões de litros.

Os quatro últimos leilões somaram 840 milhões de litros do biocombustível arrematados.

Hoje, seis indústrias são portadoras do Selo Combustível Social, conferido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e outras 10 estão em fase final de análise para a aprovação. Essas 16 indústrias somam uma capacidade de produção instalada de 1,3 bilhão de litros de biodiesel. Quando em pleno funcionamento, poderão incluir na cadeia produtiva mais de 200 mil famílias de agricultores familiares, ainda este ano.

Atualmente, cerca de 60 mil famílias estão diretamente envolvidas na produção de oleaginosas para a fabricação do biodiesel em todo o País - metade delas no Nordeste. São formadas por agricultores familiares que plantaram mamona, soja, girassol, dendê e amendoim, entre outras culturas. O envolvimento dos agricultores ocorre sempre com contratos garantindo o preço, a aquisição e a assistência técnica. Todas as negociações foram respaldadas por organizações dos agricultores familiares, como sindicatos, federações e movimentos sociais.

Com este quinto leilão, o Governo Federal dá continuidade às ações para absorver a oferta de biodiesel, consolidando o mercado e beneficiando os agricultores familiares. A idéia é comprar o produto para a criação de um mercado consumidor e, assim, gerar um aumento na produção para a implantação do novo combustível na matriz energética brasileira. Os participantes farão as ofertas por meio eletrônico. O Governo Federal vem apoiando a organização dos agricultores e o aumento da eficiência na produção. Por intermédio do MDA, estão em fase de implantação 24 pólos de produção de oleaginosas em todo o País. Dez deles são no Nordeste brasileiro. O objetivo da implantação dos pólos de biodiesel é garantir a boa participação dos agricultores familiares e o suprimento das indústrias.

Além da possibilidade de não gerar aumento nos custos de combustíveis, o biodiesel traz vantagens para o consumidor. Um dos principais benefícios é a qualidade do produto, porque reduz o teor de enxofre e amplia a lubrificação dos motores. Outro fator positivo está relacionado ao meio ambiente. Com o biodiesel, é prevista uma redução de poluentes e de gases que provocam o efeito estufa. Ele polui menos que o óleo diesel. Também é uma fonte renovável de energia, diferentemente do petróleo.

O impacto ambiental do uso de biodiesel se tornará mais significativo ao longo dos anos. Na medida em que o percentual da mistura vai aumentando - e ele já passa para 5% em 2013 -, o impacto se torna mais significativo, principalmente nos grandes centros urbanos. Não há, também, impedimentos para que algumas cidades adotem percentuais maiores da mistura para o transporte coletivo, por exemplo, antecipando o efeito positivo em relação à poluição causada pela emissão de gases dos combustíveis de origem fóssil. Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte:

Nenhum comentário: