quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Brasileiro que criou o biodiesel compara Brasil à Arábia Saudita

O professor Expedito Parente patenteou, no fim da década de 70, o biodiesel, um combustível ecológico feito a partir de plantas oleaginosas como a mamona, o pinhão-manso e a soja, que podem ser facilmente cultivadas em áreas semi-áridas. Formado em Engenharia Química pela antiga Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual UFRJ), esse cearense de 66 anos acredita que o biodiesel será um grande acelerador do desenvolvimento socioeconômico do Brasil, e que a Amazônia vai virar uma “Arábia Saudita do biodiesel”. Dona da primeira patente mundial do biodiesel, sua empresa, a Tecbio, desenvolve plantas e equipamentos para usinas do setor.

Ultimamente, está debruçado sobre outra invenção, que deverá provocar uma revolução na aviação comercial: o bioquerosene, um derivado do biocombustível já em testes pela Boeing, com o apoio da Nasa.

Leia aqui a integra da Matéria

Um comentário:

Anônimo disse...

A invenção do biodisel se deu no Brasil ou no Japão afinal ? Pq já li que na década de 40, foi feita a 1a patente de biodiesel do mundo, seguidas de outras 3 americanas na década de 50.