terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Teste dá carimbo de aprovação da qualidade do biodiesel


(Click here, to read the English version)

O programa de testes do projeto Biodiesel Brasil e do LADETEL – Laboratorio de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas, em parceria com a maior empresa mineradora de ouro do Brasil (Rio Paracatu Mineração-RPM) finalizou testes comprovando a viabilidade da utilização de Biodiesel em misturas entre 5% e 100%. Para a obtenção dessas misturas foram utilizados 200,000 litros de combustível B-100. Testes foram realizados em dinamômetro de bancada e acompanhando o desempenho de veiculos e máquinas pesadas na Mineração Rio Paracatu, uma companhia do grupo empresarial canadense, Kinross.

Diferentes misturas foram utilizadas em uma carregadeira Caterpillar 992G equipada com um motor de 800 HP, um trator Caterpillar Bulldozer D10T equipado com um motor de 730 cavalos, um caminhão Caterpillar 777C com um motor de 870 HP com capacidade de carga de 85 toneladas metricas, uma motoniveladora Caterpillar Cat 140 H equipada com um motor de 439 HP e um caminhão Volkswagen VW 17.270 com um motor MWM 6.10 TCA de 206 HP.

A utilização de Biodiesel em motores e equipamentos Caterpillar, experiência inédita no Brasil, foi concluída em Dezembro de 2006. Ao final dos testes os motores dos equipamentos “Off-Road” que operaram durante mais de 4.000 horas foram abertos e examinados. Os resultados foram muito bons. Não foram detectados perda de potência ou torque nem estress nos motores. Além disso, as análises dos óleos lubrificantes e das peças internas dos motores não mostraram alteração ou mudança relacionada com o uso do biodiesel.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Miguel Dabdoub, professor da Universidade de São Paulo, a maior Universidade na América Latina, , disse: “a eficicia na utilização de biodiesel em motores de alta potência , como é o caso, representa o carimbo de aprovação da qualidade do biodiesel, além de uma grande contribuição para a implantação do Biodiesel na Matriz Energética Brasileira”.


Fonte: Biodiesel Brasil

Nenhum comentário: