quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

EMBRAPA e Brasil Ecodiesel promovem seminário de girassol hoje


Nos dias 14 e 15 de fevereiro, Dourados recebe o Seminário da Cultura do Girassol com o tema “Girassol – uma nova fonte de energia para o Centro-Oeste”, promovido e realizado pela Brasil Ecodiesel e Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio da Embrapa Escritório de Negócios de Dourados.

Nos últimos anos, a cultura vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos. Além disso, é utilizada, principalmente, para extração de óleo e é considerada, dentro os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Outra possibilidade, é que a massa resultante da extração do óleo rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração.

Desta forma, a Embrapa em parceria com a Brasil Ecodiesel, empresa que irá construir uma usina de biodiesel na cidade de Dourados, realiza este evento para toda a região. A programação conta com pesquisadores e especialistas da Embrapa, Brasil Ecodiesel, Helianthus do Brasil, Agripac Bolívia, Atlântida Sementes e Fundação Rio Verde.

Os técnicos abordarão a importância do girassol para o Brasil, seu zoneamento agrícola, as exigências da cultura quanto à fertilidade do solo e manejo de plantas daninhas, pragas e doenças, seu custo de produção e comercialização e o uso como rotação de cultura.

Fonte:

Nenhum comentário: