terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Chapada Diamantina na Bahia tem a maior unidade de produção de biodiesel das Américas


A maior unidade de produção de biodiesel das Américas, de propriedade do Grupo Brasil Ecodiesel Indústria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais, foi inaugurada no sábado, em Iraquara, na Chapada Diamantina, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner.

A fábrica, que representou um investimento de R$ 33 milhões, vai gerar 600 empregos diretos e indiretos e tem capacidade para produzir anualmente 120 milhões de litros do biocombustível e para esmagar 800 toneladas de sementes por dia.

Na Bahia, a produção vai beneficiar tanto a agricultura familiar, responsável por 80% da mamona produzida no país, como a de base empresarial do oeste, que vem se destacando pela alta produtividade do algodão. Atualmente, a empresa beneficia cerca de 34 mil famílias de agricultores de 150 municípios baianos – 24 mil por contrato direto e 10 mil por meio de cooperativa.

Segundo o governador, a geração de emprego e renda é que dá dignidade às pessoas. "Por isso a importância do biodiesel, que vai alimentar a esperança de milhares de famílias de agricultores daqui da Chapada Diamantina, que poderão, por meio da produção da mamona e outras oleaginosas, garantir a sua subsistência", afirmou.

Wagner disse que a região está recebendo a primeira unidade de produção do combustível que vai colocar o Brasil no centro das atenções do mundo. "Vamos, junto com o governo federal, trabalhar para a libertação definitiva da nossa gente, produzindo o biodiesel e ajudando a cada um dos agricultores familiares e dos demais envolvidos na cadeia produtiva ", explicou.
Fonte: Diário Oficial da Bahia

Nenhum comentário: