quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Papel do biocombustível na agricultura lusa


O vice-ministro português do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Gonçalves, afirmou nesta terça-feira que a aposta no bioetanol em Portugal abre perspectivas econômicas muito importantes para os produtores de milho e para a agricultura portuguesa.

Rui Gonçalves incentivou os agricultores portugueses a apostarem na cultura do milho, esperando com isso um impacto positivo no mundo rural, com a criação de mais emprego e a recuperação das terras abandonadas.

O vice-ministro do Ambiente, Humberto Rosa, afirmou também que o aumento para 10%, até 2010, do objetivo de incorporação de biocombustíveis nos combustíveis tradicionais, abre um "enorme potencial" na produção de biocombustíveis em Portugal e é "uma grande oportunidade para a agricultura".

José António Porfírio, assessor do gabinete do ministro da Agricultura, estima que para cumprir esse objetivo seja necessária a produção de 650 mil toneladas por ano de biodiesel e de 235 mil toneladas de bioetanol.

Júlia Seixas, da Universidade Nova de Lisboa, defendeu que o aumento do objetivo de 5,75% para 10% de incorporação de biocombustíveis até 2010, vai implicar, por si só, uma redução potencial de emissões de C02 para a atmosfera, equivalente ao que se previa com a aplicação de todas as medidas adicionais previstas para o setor dos transportes.

Fonte: Agência Lusa

Nenhum comentário: