segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Destinação para a glicerina gerada na produção de biodiesel


A produção de biodiesel está enfrentando um grade problema: o que fazer com a grade quantidade de glicerina gerada como subproduto no processo de fabricação deste biocarburante, que cresce cada vez mais com o incremento desta produção.

Para cada tonelada de biodiesel se gera 100 kg de glicerina. Somente a produção da Alemanha, de oito milhões de toneladas de biodiesel geram 800.000 toneladas de glicerina, mais que total do consumo mundial, estimado en 500.000 toneladas.

A glicerina tem sido vendido para uso, até agora, em cosméticos e em alguns produtos alimentares e farmacêuticos. No obstante, estes usos tradicionais são incapazes de absorver a “montanha de glicerina” que parece vir.

O Departamento de Bioquímica e Engenharia Química da Universidade e Dormund (Alemanha) esta buscando formas alternativas de utilização ou eliminação deste subproduto, com o apoio do Ministério de agricultura da Alemanha e associações de consumidores e da industria.

Esta trabalho consiste basicamente na resolução do problema utilizando a glicerina como matéria-prima de plantas químicas que produziriam outros produtos químicos de maior interesse e valor comercial.

Assim, por exemplo, pode-se usar a glicerina para reações de síntese com catalisadores para obter acido oxálico ou acido succinico ou glutâmico, que são empregados na fabricação de plásticos; ou promover reações da glicerina com outros compostos e obter produtos para fabricar detergentes ou "oligômeros" utilizados pela industria alimentícia ou farmacêutica.

No brasil a petrobra já estuda a utilização da glicerina como composto de redução de atrito na sua perfuratrizes de petróleo.

Do Autor do blog baseado no sítio BiodieselSpain

Nenhum comentário: