Vocês se lembram que Scania foi a primeira empresa a garantir a utilização de biodiesel puro (B100) em seus motores, e falávamos que esta seria a primeira empresa de muitas que viriam.
Pois então, em comunicado oficial do grupo AGCO, a SisuDiesel, braço da empresa adquirida em 2004, que fornece os motores para as marcas Massey Ferguson e Valtra (também do grupo AGCO), autoriza a utilização de B100 nos tratores com os motores Tier 0 Valmet, Tier 1 e Tier 2.
Nas palavras do presidente e CEO do grupo AGCO, Martin Richenhagen:
Nós vemos o biodiesel como um produto onde todos se beneficiam, fazendeiros, meio ambiente e nossos produtos. Mesmo com baixas misturas de biodiesel temos redução no atrito, no custo de manutenção e aumento da vida útil dos equipamentos, enquanto ajudamos o meio ambiente e desenvolvemos novos mercados para nossos consumidores.
Assim como foi com a Scania, isso serve apenas para o biodiesel no padrão europeu EN 14214 e americano ASTM D6751. Aqui no Brasil quem utilizar nas suas máquinas mais que 5% de biodiesel junto com o diesel perde a garantia. Para aqueles com tratores Massey Ferguson, B5 está garantido, para mais detalhes veja o elegante mini-site da massey.
É realmente uma pena vermos os testes e as autorizações acontecendo na Europa e EUA enquanto aqui no Brasil as empresas não estão se adiantando. Algumas até querendo frear os testes. É verdade que não se encontra mais que B2 pelo Brasil, mas a iniciativa deve também partir dos fabricantes de veículos, para que o percentual de biodiesel exigido por lei aumente. Se ajudar o meio ambiente não é suficiente, pensem no ganho de imagem: “Empresa X é a primeira no Brasil a garantir 100% de biodiesel”. Ou B20 já está ótimo.
Fonte: BiodieselBR
Nenhum comentário:
Postar um comentário