terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

São Paulo quer ser polo de produção de Biodiesel de Pinhão-Manso


A região de Jales/SP quer se tornar grande produtora de pinhão-manso no Noroeste Paulista. Experiências e reuniões técnicas estão ocorrendo para viabilizar a proposta. O produto será destinado à produção de biodiesel.

A mobiolização envolve seis cidades e é conjunta com o Consórcio Terras do Sol.

No dia 6, o diretor da empresa Curcas Diesel Brasil – Integração de Processos e Competências, Mike Lu, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Nilton Marques, para discutir a comercialização da oleaginosa.

“Mike Lu considerou a região propícia para a produção do pinhão-manso, com perspectivas de rendimento significativo”, diz Marques.

Jales, Santa Fé do Sul, Aspásia, Mesópolis, Paranapuã e Urânia implantaram em novembro campos de observação da oleaginosa.

Neles são acompanhados o desenvolvimento da cultura e selecionadas as plantas mais produtivas, que serão oferecidas ao produtor. O viveiro de Jales abastece os campos. O encarregado Valdecir Ferrilho diz que há 30 mil mudas no local.

A proposta de incentivar produtores rurais a aderirem ao plantio de pinhão-manso faz parte do projeto Terras do Sol. Tem o objetivo de tornar a região centro de referência e excelência mundial no desenvolvimento, produção e internacionalização de produtos bio-orgânicos de alta qualidade e valor agregado, adotando o sistema de “fairtrade” (comércio justo e solidário).

Segundo o secretário Nilton Marques, atualmente apenas quatro produtores se dedicam à cultura em Jales.

“O potencial da região é enorme. Há forte presença da agricultura familiar. As secretarias municipais de Agricultura serão parceiras no projeto”, diz.

Fonte: Bom Dia S.J. do Rio Preto

Materias Realcionadas

Biodiesel do Óleo de Pinhão-manso

Nenhum comentário: