As montadoras de tratores que atuam no Brasil iniciam investimentos para que as máquinas estejam aptas para trabalhar com o biodiesel em grandes quantidades nos próximos anos.
Jacir Semaniotto, supervisor nacional de vendas de tratores da Agrale, diz que a empresa realiza testes há três anos com o biodiesel.
“Já verificamos máquinas que se comportaram bem com até 100% de biodiesel, mas ainda precisamos realizar mais testes”, ressalta Semaniotto.
Segundo ele, a empresa começou a vender os tratores com até 30 cavalos de potência em 2005 capazes de operar com até 5% de biodiesel misturado ao diesel.
O gerente nacional de vendas da Massey Fergusson, Paulo Verdi, afirma que a empresa investiu cerca de R$ 150 mil em testes nos últimos três anos para analisar a utilização de teores maiores de biodiesel nos tratores.
“Já usamos até 50% de biodiesel sem constatar variação de consumo ou potência”, revela Verdi.
Até 2008, será obrigatória no país a adição de 2% do biodiesel ao óleo diesel. Até 2013, a meta é elevar este teor para 5%.
“A indústria está à frente e só não avança mais porque sabemos da baixa oferta do produto no mercado”, afirma Semaniotto. “Quando a oferta for maior com certeza as pesquisas serão mais rápidas”, acredita Verdi.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário