domingo, 11 de fevereiro de 2007

Montadoras estão atestando que biodiesel funciona bem em seus motores

As montadoras de tratores que atuam no Brasil iniciam investimentos para que as máquinas estejam aptas para trabalhar com o biodiesel em grandes quantidades nos próximos anos.

Jacir Semaniotto, supervisor nacional de vendas de tratores da Agrale, diz que a empresa realiza testes há três anos com o biodiesel.

“Já verificamos máquinas que se comportaram bem com até 100% de biodiesel, mas ainda precisamos realizar mais testes”, ressalta Semaniotto.

Segundo ele, a empresa começou a vender os tratores com até 30 cavalos de potência em 2005 capazes de operar com até 5% de biodiesel misturado ao diesel.

O gerente nacional de vendas da Massey Fergusson, Paulo Verdi, afirma que a empresa investiu cerca de R$ 150 mil em testes nos últimos três anos para analisar a utilização de teores maiores de biodiesel nos tratores.

“Já usamos até 50% de biodiesel sem constatar variação de consumo ou potência”, revela Verdi.

Até 2008, será obrigatória no país a adição de 2% do biodiesel ao óleo diesel. Até 2013, a meta é elevar este teor para 5%.

“A indústria está à frente e só não avança mais porque sabemos da baixa oferta do produto no mercado”, afirma Semaniotto. “Quando a oferta for maior com certeza as pesquisas serão mais rápidas”, acredita Verdi.

Fonte:

Nenhum comentário: