terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Expoagro Afubra apresenta motores movidos a Biodiesel


A Cia. Branco Motores, do Grupo Branco, fabricante e distribuidora paranaense de motores multiaplicação dois tempos (2T), quatro tempos (4T) e diesel participa da Expoagro Afubra, evento promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que acontece nos dias 27 à 1º de março em Rincão Del Rey no município de Rio Pardo no Rio Grande do Sul. Os visitantes terão contato com os últimos lançamentos tecnológicos em produtos e serviços, como os motores movidos a Biocombustíveis recém lançados pela empresa, e várias outras novidades apresentadas por técnicos especializados.

Um dos maiores atrativos da feira, é o espaço para apresentação de projetos experimentais. De acordo com informações no site da Afubra, este ano a associação protocolou dois projetos. Um deles apresenta novidades para a produção de biocombustível a partir do cultivo do girassol e outro com atenção para a produção florestal. No mesmo contexto da biotecnologia que a Associação de Fumicultores do Brasil apresenta esse ano, a Cia. Branco Motores promete ser uma das atrações da feira apresentando a primeira linha de produtos desenvolvidos para uso de biocombustíveis. Todos os motores diesel do Grupo já estão aptos para o uso da mistura B2 (biodiesel), ou seja 2% de óleo vegetal misturado ao diesel comum. Com isso a empresa se antecipa a norma que entrará em vigor a partir de 2008, da qual exige que todo motor diesel obrigatoriamente esteja apto a funcionar com o B2.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas – LADETEL, da USP, supervisionado pelo Professor e Doutor Miguel J. Dabdoub, coordenador do projeto biodiesel no Brasil.

Com a iniciativa de investir recursos nos ajustes dos motores a diesel comum para o biodiesel, o Grupo pretende não só ser uma das primeiras empresas a utilizar a tecnologia no Brasil, mas priorizar uma política de desenvolvimento sustentável. Segundo a diretora da Cia. Branco Motores, Mariana Branco “esta é uma tendência para o setor atuar em sintonia com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, e estamos seguindo esse direcionamento”. O fácil acesso a matéria-prima, possibilita a inclusão de pequenos agricultores no mercado pois o óleo vegetal, de onde é extraído o biodiesel, pode ser encontrado em produtos de cultivo simples como a semente de girassol.

Fonte: Comunicare – Soluções Integradas de Comunicação

Nenhum comentário: