domingo, 11 de fevereiro de 2007

É a hora do MT com o Biodiesel

Biodiesel, na ordem do dia
Da sabedoria popular nasceu a máxima de que "a necessidade é a mãe da invenção". A expressão calha bem em tudo o que se possa imaginar. Da invenção da roda à mais moderna tecnologia do mundo globalizado de hoje, a inteligência fez com que obstáculos fossem superados em todas as áreas do conhecimento.

Mais de um século se passou, desde quando, em 1895, Rudolf Diesel inventou um motor que funcionava à base de óleos vegetais, para adentrarmos o século XXI com uma nova realidade - a realidade do biodiesel, que se consolida como o novo combustível do Brasil.

A UFMT vem executando diversos projetos de pesquisa em biodiesel, destacando-se o Projeto Biodiesel Guariba, em parceria com a Eletronorte, dentro do programa Luz para Todos.

O governo federal anunciou há poucos dias a instalação, em Brasília, da Embrapa Agroenergia. A análise da carteira de projetos vai compor as prioridades para este novo centro que, conforme anuncia o governo, vai integrar o que há de mais moderno na busca de matrizes energéticas e uma delas são estudos para o aproveitamento de resíduos de gordura animal e vegetal à produção de energia.

Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, estados também fortes na produção agropecuária, já possuem centros de pesquisas da Embrapa. Portanto, agora, com o fortalecimento da indústria do biodiesel, é chegada a hora de o governo federal investir pesado em Mato Grosso, grande produtor agropecuário, que se fortalece mais a cada dia na agroindústria.

Portanto, é chegada a hora e vez de Mato Grosso, quanto à participação do Estado na produção desse novo biocombustível, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país, com novas oportunidades de investimentos e geração de emprego e renda.
Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário: