Das 36 unidades produtoras credenciadas, 25 venderam o produto. A Oleoplan vendeu o maior volume, com 13,5% dos 315 milhões de litros leiloados, seguida pela Brasil Ecodiesel (13,4%), Granol (13,3%) e Petrobras Biocombustível (10,7%). A maior parte do biodiesel vendido é proveniente da região Sul, responsável pela comercialização de 109,1 milhões de litros, ou 34,6% do total vendido. A região Centro-Oeste ficou em segundo lugar, comercializando 83 milhões de litros, ou 26,3% do total, seguida pela região Sudeste, com 66,1 milhões de litros, ou 21% do total, e pela região Nordeste, com 55,7 milhões de litros ou 17,7% do total. A região Norte teve a menor participação nos resultados, com apenas 1,2 milhões de litros ou 0,4% do total.
Os treze leilões já negociaram 2.570 milhões de litros de biodiesel. Nestes leilões, a Brasil Ecodiesel foi destaque, vendendo 874,2milhões de litros, ou 34% do volume total comercializado, seguida pela Granol, com 323,8 milhões de litros, ou 12,6% do total.
O preço médio[1] do leilão ficou em R$ 2,155/litro, com um deságio de 8,7% em relação ao preço máximo de referência do leilão de R$ 2,360/litro e 9,8% abaixo do preço médio de R$ 2,388/litro do leilão anterior. Pesou nos resultados do leilão o preço de venda da Petrobras Biocombustível, de R$ 1,700/litro, que foi o menor ofertado, com um deságio de 27,97% em relação ao preço máximo de referência. Este preço surpreendeu por apresentar uma margem de apenas 22% sobre o preço do óleo de soja, que, em fevereiro, registrou a média de R$ 1,399/litro no Porto de Paranaguá, segundo a Bolsa de Mercadoria de Chicago.
Com relação aos compradores de biodiesel no leilão, excluídos as compras de agentes com participação inferior a 1%, a Petrobras adquiriu 93,85% do volume total vendido e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), uma sociedade entre a Petrobras, com 70% e a Repsol com os outros 30%, ficou com 6,15%.
Os 804,7 milhões de litros ofertados no 13º leilão superaram em 155% o volume total das vendas, demonstrando o grande interesse dos produtores. Após operarem com prejuízos até o primeiro semestre de 2008, os leilões da ANP voltaram a se tornar atraentes para os produtores, por conta da queda do preço do óleo de soja, cujo preço caiu 32% em um ano, e do aumento do preço máximo de referência fixado pelo governo, que evoluiu de R$ 1,92/litro, no primeiro leilão, para R$ 2,36/litro nesse último.
O 13º Leilão objetiva cumprir a Resolução n° 2 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em vigor desde julho de 2008, que estabeleceu o teor mínimo de 3% de mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel. Em vista da elevada oferta no 13° Leilão, o Governo já considera a antecipação da mistura de 4% para meados de 2009. Esta medida, porém, traz preocupação, devido ao impacto que a elevação da mistura pode acarretar sobre o preço do diesel ao consumidor final. Estima-se que o preço médio do biodiesel, sem tributos[2], no 13° Leilão seja de R$ 1,98/l. Conforme Gráfico 1, este preço é 50% mais caro que o diesel produzido no Brasil[3] e 135% mais caro que o diesel produzido no exterior[4]
A questão é saber quem pagará pela diferença de preço, especialmente quando o mercado se arrefecer. O governo anunciou a concessão de subsídios tributários, que no fundo serão bancados pela sociedade, e o BNDES acenou com a flexibilização das garantias exigidas e o alongamento dos prazos de pagamento dos empréstimos aos produtores. Se esses mecanismos não forem suficientes, a diferença certamente será paga pelo consumidor na hora de abastecer o veículo.
Ao se enumerar os aspectos negativos do programa, não se pretende de forma alguma condenar o biodiesel. Muito pelo contrário, consideramos que o biodiesel é um combustível do futuro. O que preocupa é a falta de transparência do governo na elaboração do atual programa. As discussões travadas durante a sua concepção envolveram apenas os principais interessados diretos e indiretos, tendo inclusive sido encaminhado ao Congresso através de medida provisória. Não se procedeu a uma análise de custo-benefício para comprovar que o programa é a melhor forma de se alocar recursos públicos e dos consumidores para promover a inserção social das populações rurais do Nordeste. Finalmente, não se estabeleceu cronograma para retirada dos subsídios concedidos, para evitar que se tornem permanentes.
Ao lançar o programa de biodiesel, o governo colocou a carroça na frente dos bois. O mercado de combustíveis automotivos não admite improvisos nem soluções conjunturais. Nele estão envolvidos montadoras de veículos, produtores e distribuidores de combustíveis e consumidores. O desenvolvimento tecnológico de veículos e as suas linhas de produção requerem pesados investimentos e longo prazo de maturação. Além do mais, as cadeias de produção, armazenagem, distribuição e revenda são complexas e específicas para cada combustível. Em relação ao consumidor, a aquisição de um veículo incorpora um alto grau de assimetria de informação. Portanto, é fundamental protegê-lo contra a oferta de veículos tecnologicamente inadequados e combustíveis que tenham preços artificialmente baixos.
A existência de um leque de combustíveis automotivos, e a competição entre eles, é salutar e bem-vinda para aumentar as opções do consumidor e reduzir preços e impactos ambientais. No entanto, antes de se ter novos programas, o país deve definir uma política de longo prazo para a matriz nacional de combustíveis automotivos, bem como uma política tributária, que permita internalizar os custos ambientais dos combustíveis mais poluentes.
Adriano Pires
Da Agência

Um comentário:
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