sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Unidade de produção de biodiesel da Brasil Ecodiesel na Bahia entra em funcionamento


O cultivo da mamona deverá ser o centro de gravidade da economia de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina, localizada a 464 km de Salvador. A perspectiva vem da entrada em operação da primeira planta da Brasil Ecodiesel em solo baiano, que vai ser inaugurada no município amanhã, em evento que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jacques Wagner.

Contando com alta produtividade no cultivo da oleaginasa, a perspectiva inicial é que a área ocupada pela mamona no município salte dos atuais 2,7 mil hectares para pelo menos seis mil hectares.

Isto num prazo de apenas dois anos. A ampliação vem da demanda da fábrica de biodiesel, que prevê o processamento de 800 toneladas de mamona por dia.

A entrada em operação da fábrica deverá ter um efeito multiplicador sobre toda a cadeia produtora de mamona no Estado. Apenas em Iraquara, cerca de 300 pequenos produtores já formalizaram parceria com a Brasil Ecodiesel para o abastecimento da fábrica com oleaginosa. Os contratos prevêem garantia de preço mínimo, pré-fixado em R$ 36 por saca de 60 Kg. A Brasil Ecodiesel ainda vai empreender qualificação dos agricultores para o cultivo, além do fornecimento de sementes selecionadas para o plantio.

Fonte: Jornal A TARDE

Nenhum comentário: