sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Programa de biodiesel e Objetivos do Milênio

Realizado pelo Dr. Gilberto Jannuzzi e por Lincoln Camargo Neves Neto, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudo intitulado Biodiesel no Brasil e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relaciona as atividades da produção de biocombustíveis com o alcance de metas definidas pela ONU. O objetivo é mostrar que ações voltadas à produção de combustíveis limpos também pode servir de base para a formação de políticas públicas sociais.

De acordo com o estudo, as vantagens do biodiesel como substituto parcial e alternativo do óleo diesel de petróleo dão destaque para o cenário de fontes alternativas de energia e para ganhos sociais. Segundo os autores, metas já estabelecidas na comunidade Européia prevêem a substituição de 5,75% de todo o diesel consumido por biodiesel nos países membros.

A intersecção entre biocombustíveis e os objetivos definidos pela ONU acontece, de acordo com os pesquisadores, porque há um paralelo entre acesso à energia, qualidade de vida e redução da pobreza. Utilizar geradores movidos a biodiesel e substituir fontes não modernas como carvão mineral por serviços de gás natural são algumas das medidas que exemplificam como energia pode contribuir para o desenvolvimento urbano local.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. Universalizar o ensino básico fundamental;
3. Promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde materna;
6. Combater o HIV / AIDS, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabeleceu uma parceria mundial para o desenvolvimento.


Biodiesel brasileiro

Ao contrário do que aconteceu em outros programas de incentivo a alternativas energéticas, o Biodiesel brasileiro mantém seu foco na inclusão social, fazendo com que a cadeia de produção traga benefícios a parcelas excluídas da população. Os autores garantem que é expressiva a vocação do país para se tornar um grande produtor de biodiesel em um curto espaço de tempo.

As considerações finais do estudo ressaltam que negociações internacionais, transferência de tecnologia, criação de linhas de crédito com apoio interno e recursos externos, políticas agrícolas demonstram sincronismo com os objetivos estabelecidos pela ONU para 2015.


Fonte:

Nenhum comentário: