Membros do Comitê Gestor do Programa do Biodiesel em Alagoas (Probiodiesel/AL) se reuniram nesta quinta-feira, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, para fazer um balanço das ações realizadas em 2007; discutir a implantação do Projeto Agente de Desenvolvimento Rural e parceria com a Petrobras, além da aquisição de sementes de mamona para o ano de 2008.
Atualmente, no Estado, existem cerca de 800 hectares de área plantada de mamona consorciada com feijão, distribuídos em 20 municípios localizados no Sertão e Zona da Mata, zoneados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura.
Segundo Antônio Fidelis, consultor do Sebrae/AL e membro do Comitê do Probiodiesel, a meta é que, em 2008, o Programa atinja três mil hectares de área plantada e que sejam distribuídas 16 toneladas de sementes de mamona e 45 toneladas de semente de feijão. Em 2007, a Seagri distribuiu para o Programa 5 toneladas de sementes de mamona e 10 toneladas de sementes de feijão. A previsão é de que a colheita comece agora em dezembro e siga até fevereiro.
Fidelis explica que a matéria-prima será vendida para a Oleal, em Arapiraca, e o excedente para uma empresa em Pesqueira/PE. “O Programa tem viabilidade, pois agrega renda e é altamente sustentável”, acrescenta Antonio Fidélis.
Participaram da reunião representantes do Sebrae/AL, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e das secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia, da Agricultura e do Planejamento.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário