terça-feira, 17 de junho de 2008

Porto Alegre usará Biodiesel puro (B100) feito de óleo de cozinha

Combustível deverá ser utilizado na frota de tratores e caminhões da Smam
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) deu início na manhã desta segunda-feira ao projeto do biodiesel B100. O combustível, após análise de uso, deverá substituir o B2, hoje utilizado na frota de tratores e caminhões da secretaria. Totalmente produzido a partir de óleo de cozinha, o combustível foi utilizado em um trator da frota da Smam, no Parque Marinha do Brasil.

O projeto resulta de convênio com o Instituto de Química da Pontifícia Universidade Católica (PUC). A parceria permite a produção de biodiesel através de óleo de fritura usado, proveniente dos restaurantes da universidade.

— Este projeto tem grande importância ambiental, permitindo que o lixo residencial possa virar combustível — destacou o titular da Smam, Miguel Wedy, informando que a médio prazo a intenção é estender o uso desse combustível aos 42 tratores e 21 caminhões da frota da secretaria e, posteriormente, a toda frota da prefeitura.

Nessa primeira etapa, o B100 será utilizado apenas em um trator, para que, a partir de análises semanais, realizadas pela Equipe de Resíduos Sólidos, possa ser traçado um perfil comparativo com o B2.

As informações são da prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário: