quinta-feira, 19 de junho de 2008

Petrobras vê com otimismo produção de biodiesel com a Galp

A Petrobras está "otimista" com o acordo para produção de biodiesel em parceria com a Galp, que dever começar até ao fim deste ano.

Fernando José Cunha, gerente de biocombustíveis da Petrobras, afirmou que o estudo de viabilidade técnica está sendo finalizado pelas equipes das duas companhias.

"Estamos muito otimistas com essa parceria, principalmente com a possibilidade de abertura do mercado de distribuição de biodiesel para a Petrobras na Europa a partir da Galp", afirmou. O acordo incluiu a exportação de biodiesel para ser adicionado ao diesel no mercado português.

O biodisel será produzido pela Petrobras, a partir do óleo da palma, por uma unidade industrial provavelmente localizada na região Nordeste do Brasil.

No Brasil, as duas companhias são parceiras na exploração de petróleo, no litoral brasileiro, principalmente abaixo da camada de sal, nos campos de Júpiter, Tupi e Bem-te-vi.

O acordo para produção de biodiesel entre as duas companhias foi assinado em julho do ano passado, em Lisboa, durante a cúpula União Européia-Brasil sobre combustíveis limpos.

Na época, foi anunciada a produção de 600.000 toneladas de biodiesel, sendo metade destinada ao mercado português e o restante para outros países europeus.

O biodisel será utilizado pela Galp para cumprir a meta de adicionar até 10% de biodiesel ao diesel mineral derivado do petróleo consumido por Portugal até 2010.

Fonte:

Nenhum comentário: