terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dendê para áreas desmatadas no oeste do Amazonas

Áreas desmatadas da BR-307, que liga os municípios de Benjamin Constant a Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas, serão aproveitadas por pequenos agricultores para a plantação de dendê. Com a planta, eles produzirão biodiesel.

Organizado pela Diocese do Alto Solimões e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Ocidental, o projeto prevê a plantação de 500 hectares de dendê ao longo da rodovia. A idéia é beneficiar 100 famílias de pequenos produtores rurais dos municípios de Benjamim Constant e Atalaia do Norte.

A previsão do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (Idam), parceiro no projeto, é que em cinco anos, cada família receba R$ 1,5 mil de lucro mensal com a plantação de dendê.

Para Edson Barcelos, diretor do Idam, a cultura pode suprir a demanda de combustível da região. “A expectativa desse projeto é que se produzam 2,2 mil toneladas de óleo por ano, daqui a cinco anos. Isso daria para substituir do consumo atual 20% do diesel que se gasta em Atalaia e Benjamim”, explica o diretor.

Já o bispo Alcemar Caldas disse acreditar que o dendê produzido na região da BR-307 poderá ser exportado. “Como vivemos próximo à fronteira com a Colômbia, pode ser que, no final do processo, seja mais interessante exportar para a Colômbia, já que o dendê é muito utilizado por nossos vizinhos”, argumenta.

Até o momento foram gastos no projeto R$ 3 milhões. Os recursos são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia. O projeto prevê a plantação de 80 mil mudas da planta, além da instalação de usina beneficiadora de grãos. De acordo com as expectativas, a produção do óleo do dendê começará em 2013.

Fonte:

Nenhum comentário: