quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amazônia: Verdades e Mentiras

Nas ultimas semanas, temos sido bombardeados por noticias sobre a Amazônia de forma continua e confusa. São noticias que nos chegam de forma fragmentada e contraditórias sobre a realidade da nossa Amazônia.

Fazem uma confunzão entre a Amazônia Legal e o Bioma Amazônia, e dessa confusão, as vezes proposital, surgem noticias ora, sobre a total e completa proteção da selva tropical brasileira, ora dando conta da sua iminente devastação e das suas conseqüências devastadoras sobre o equilíbrio do clima e da biodiversidade do planeta.

Quais são as verdades e quais são mentiras?

A questão não é, nem de perto, uma questão simples, muito pelo contrario, é complexa e cheia de facetas e, poe isso, merece um estudo mais aprofundado para que possamos entender a sua logica e podermos, com isso, defender com mais objetividade a nossa Amazônia.

Já possuímos conhecimentos e leis suficientes para ocuparmos de forma racional e econômica esta que representa, hoje, 60% do território brasileiro, sem alterarmos substancialmente seu metabolismo – mas para isso é vital que as leis sejam cumpridas, a ciência aplicada e a vigilância complementada com extensiva ação policial punitiva aos criminosos desmatadores.

Baseado em reportagem da Revista VEJA, tentamos mostrar as mintiras e as verdades sobre esse assunto tão polemico e atual.

  1. Porque preservar a Amazônia

  2. Grau de Desmatamento

  3. Ocupação do solo

  4. A legislação florestal

  5. Ocupação predatória

  6. Propostas para o futuro

  7. Matérias sobre a Amazônia

Nenhum comentário: