quarta-feira, 14 de maio de 2008

Fungo pode ser chave para eficiência de biocombustíveis

Cientistas norte-americanos podem ter encontrado a chave para uma produção mais eficiente de biocombustíveis, segundo a revista Scientific American. Em estudo publicado na revista Nature Biotechnology desta semana, os cientistas revelaram terem decodificado a seqüencia genética do fungo Tricoderma reesei, extremamente eficiente na produção de energia e que pode revelar importantes chaves para uma produção energética eficiente usando, até mesmo, lixo.

O fungo, mais conhecido por sua inconveniente ação destruindo roupas e tendas das tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial, usa um número muito pequeno de genes para produzir as enzimas que lhe permitem se alimentar de celulose. Segundo os cientistas, isso indica uma grande eficiência na produção.

Eles esperam conseguir usar essa informação genética para conseguir informações sobre maneiras mais eficientes e baratas de quebra de celulose para produção de etanol. Nesse caso, a celulose poderia vir de plantas comuns e abundantes ou até do lixo, gerando biocombustíveis com ainda menos carbono.


Fonte: Estadão Online

Leia mais aqui

Trichoderma reesei genome paper published

Soft rot fungus is the muse for biofuel developers

Veja ainda, os estudos no Brasil sobre o Assunto:

Fungo poderia sintetizar álcool a partir de celulose

Nenhum comentário: