quarta-feira, 7 de maio de 2008

Crise de alimentos pode servir para salvar os pobres

Genebra, 29 abr (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se mostrou hoje convencido de que a atual crise de alimentos pode ser um impulso para agir a longo prazo, e uma oportunidade para tirar da miséria milhões de pessoas, especialmente na África.

"Estou convencido de que podemos conduzir a crise global dos alimentos. Temos os recursos. Temos o conhecimento. Sabemos o que fazer. Portanto, deveríamos considerar isto não apenas um problema, mas uma oportunidade", disse Ban, durante uma conferência oferecida no Palácio das Nações de Genebra.

"É uma grande oportunidade para arrancar da raiz os problemas de muitos dos mais pobres do mundo, 70% dos que vivem como pequenos agricultores. Caso os ajudemos, se lhes oferecemos ajuda e a mistura correta de políticas nacionais e internacionais, a solução chegará", declarou.

Para o secretário-geral da ONU, as causas da crise são várias: o aumento dos preços dos combustíveis, a demanda crescente de alimentos, políticas comerciais equivocadas, a mudança climática, a especulação e a produção de biodiesel.

O secretário-geral acabou seu discurso de forma muito otimista e encorajando todos a colocarem "mãos à obra".

"Caso me perguntem se os ODM não vão se cumprir a resposta será 'não'. Podemos conseguir estes visionários objetivos para um mundo melhor. Juntos podemos transformar esta crise em uma oportunidade", concluiu.

Veja integra da materia

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: