quarta-feira, 7 de maio de 2008

Biodiesel pode ajudar na preservação da Amazônia

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Edson Barcelos, afirmou nesta terça-feira (6), que a produção de biocombustíveis na Amazônia ajudará a preservar a floresta, ao contrário do que vem sendo divulgado mundialmente. Barcelos participou do programa "Amazônia em Debate" desta terça-feira (6), do Amazon Sat.

A polêmica em torno da produção de biocombustíveis na Amazônia foi o tema do debate, que também contou com a presença do engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Castro. Ele falou sobre suas experiências em pesquisas envolvendo a produção de óleo vegetal a partir de sementes oleaginosas nativas da Amazônia.

O professor universitário informou que a região possui um vasto estoque de sementes capazes de produzir biocombustíveis, mas que ainda estão dispersas. "Já foram descobertas até agora mais de cem espécies de oleaginosas, mas a maioria delas ainda não foi pesquisada", destacou.

Desenvolvimento e renda

Os convidados do "Amazônia em Debate" ressaltaram os benefícios que a produção de biodiesel local pode trazer para a região norte. Segundo Barcelos, a produção de óleo vegetal pode triplicar a renda do caboclo. "Um hectare produz cinco toneladas de óleo vegetal, que chega a render R$ 15 mil, em média, ao produtor", relata.

- Além de gerar renda e desenvolvimento para a população local, o biocombustível ainda leva energia de baixo custo a diversas localidades e ainda ajuda a minimizar os efeitos nocivos dos efeito estufa - citou José Castro.

Polêmica

Durante cerimônia de inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manaus, o presidente Lula deu declarações polêmicas sobre relação da crise dos alimentos com o biocombustível brasileiro.

- Agora inventaram que vai faltar alimento no mundo porque o biocombustível está tomando o lugar da producão de alimento. É sacanagem de quem não tem competência para competir com o Brasil - disse Lula.

Edson Barcelos disse ser a favor da posição do presidente Lula e ainda completou: "Quando falamos em produção de óleo vegetal na Amazônia não pensamos em desmatamento. A área necessária para produzir combustível suficiente para sustentar diversas cidades do Amazonas é bastante reduzida, por isso não há preocupação quanto a devastação da floresta."

"Amazônia em Debate"

O programa "Amazônia em Debate", do canal regional Amazon Sat, vai ao ar ao vivo todas as terças-feiras, às 19h40, horário de Manaus. As discussões são sempre ligadas à temas regionais, trazendo convidados e temas de todos os estados que integram a Rede Amazônica de Rádio e Televisão: Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Amapá.

Fonte: Portal Amazônia - RC

Nenhum comentário: