quinta-feira, 29 de maio de 2008

Biodiesel aumenta embarque de farelo e óleo

O aumento da produção nacional e mundial de biodiesel está elevando as exportações brasileiras de óleo e de farelo de soja. Os dois produtos industrializados do grão de soja vinham perdendo espaço na pauta de exportações do complexo soja, mas inverteram a tendência tanto na receita quanto no volume dos embarques no primeiro semestre.

Os embarques de óleo cresceram 47,3% em receita sobre o primeiro semestre de 2006, devido a um aumento de 38% no preço médio e de 6,2% no volume embarcado. "As demandas internacionais por óleo de soja para a fabricação de biodiesel e de farelo de soja para a produção de carne estão em expansão", pontua o analista Anderson Galvão, da Céleres Consultoria.

Mas a maior surpresa fica por conta das exportações de farelo, que dispararam 25,4% em volume, para 6,077 milhões de toneladas na mesma comparação. O número surpreende porque supera em muito o crescimento das exportações de soja em grão - 2,2%, para 12,746 milhões de toneladas no semestre -, apesar de os preços do farelo terem subido menos no período.

Na comparação das médias de preços dos seis primeiros meses do ano, a soja esteve em 2007 17,3% mais cara, enquanto o farelo subiu apenas 11,4%. A explicação para a alta menor e para as exportações maiores de farelo pode estar no biodiesel, na avaliação do especialista Miguel Biegai, da consultoria Safras & Mercado.

"O Brasil deve produzir algo entre 800 milhões e 1 bilhão de litros de biodiesel este ano, e 70% deste volume será feito a partir do óleo de soja", calcula Biegai. São cerca de 700 milhões de litros de óleo de soja, ou 814 mil toneladas.

Como cerca de 18% do volume do grão é transformado em óleo quando a soja é esmagada, e 80% viram farelo, pode-se calcular que 3,6 milhões de toneladas de farelo serão geradas ao longo do ano só com a produção de óleo para o biodiesel.

Só no primeiro semestre, as exportações de farelo cresceram 1,232 milhões de toneladas. Para este ano, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) prevê o esmagamento de 30 milhões de toneladas de soja, representando um crescimento de cerca de 4% sobre o ano passado.

Margens e custos

Mas não é só por meio da produção interna que o biodiesel está interferindo na agregação de valor às exportações do complexo soja. O aumento da produção mundial do biocombustível elevou os preços dos óleos vegetais e estimulou indústrias e exportadores brasileiros a embarcarem mais óleo de soja.

"O que explica o aumento nas exportações de farelo e óleo é que as margens de lucro do esmagamento nunca estiveram tão altas nos últimos anos como neste semestre", constata o consultor da Agência Rural Fernando Muraro Júnior. Os cálculos exatos dessa margem, no entanto, são dificultados pelo segredo que as indústrias fazem sobre seus custos.

Segundo uma fonte de uma grande trading e indústria multinacional, a maior exportação de industrializados de soja foi uma estratégia adotada pelo setor para enfrentar o aumento dos custos com o frete rodoviário do Centro-Oeste até os portos. "O custo do frete do Mato Grosso pesa menos sobre os produtos de maior valor agregado - óleo, farelo ou frango -, mas a Argentina incentiva de 6% a 8% o esmagamento e 'mata' essa virtual vantagem brasileira", ressalta ele.

"É óbvio que as grandes tradings não pagam o preço de mercado pelo frete, senão não conseguiriam exportar", comenta um analista de mercado de grãos de Cuiabá (MT).

Os embarques brasileiros do complexo soja avançaram 27,5% em receita no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado: foram US$ 5,391 bilhões de dólares nos seis primeiros meses de 2007. O volume embarcado no semestre totalizou 19,849 milhões de toneladas, 8,5% acima do do mesmo intervalo de 2006. O volume de grãos de soja embarcado cresceu apenas 2,2%, para 12,746 milhões de toneladas. O preço médio das exportações do complexo subiu 17,2%.

Fonte:Revistabiodizio.com

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