Angela Fernanda Belfort
A cidade de Garanhuns vai ter 97 veículos (entre caminhões e ônibus), a partir de junho, utilizando uma mistura que vai conter de 10% até 30% de biodiesel. Isso inclui toda a frota de ônibus que faz o transporte de passageiros daquele município, de acordo com informações do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).
A lei manda que seja adicionado 2% de biodiesel. A partir de julho, este percentual vai subir para 3%. Em Garanhuns, já existe uma frota de 12 ônibus usando o B-20, uma mistura com 20% de biodiesel.
Os 97 veículos vão utilizar o biodiesel produzido pela fábrica de Caetés, no Agreste do Estado. A frota pertence a cinco empresas que aderiram ao programa. Para suprir a essa nova demanda, a unidade planeja aumentar a sua produção para cerca de 2 mil litros por dia. Atualmente, a planta produz entre 500 e 1 mil litros de biodiesel, diariamente.
“É uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e serão medidas, entre outras coisas, a potência dos motores dos veículos e a emissão de gases”, afirmou o diretor do Cetene, Fernando Jucá.
Fonte: Jornal do Commercio
Data: 05/04/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário