sexta-feira, 16 de maio de 2008

Brasil Ecodiesel amplia plantações de matérias-primas

Principal empresa de biodiesel do país consolida novas áreas de .

A Brasil Ecodiesel confirmou sua liderança no setor de biodiesel no primeiro trimestre de 2008 e anunciou o aumento das áreas de plantio de pinhão manso e mamona, em terras próprias. Dando continuidade à estratégia de buscar óleos vegetais alternativos para a produção do biodiesel, a companhia concluiu o plantio de 5.300 hectares adicionais de pinhão manso, parte em consórcio com a mamona em terras próprias da Companhia.

Energia x Alimentos

Diante da recente discussão em torno do impacto que a produção de biocombustíveis teria sobre a alta de preços dos alimentos, a Brasil Ecodiesel entende que este aumento dos últimos meses não tem relação com a produção de biodiesel. A causa está nos seguintes fatores: incremento da demanda de alimentos nos países em desenvolvimento, ocasionado pelos aumentos de renda e populacional, principalmente na China e na Índia; nos preços recordes do petróleo, que impactam toda a cadeia de produção (fertilizantes produzidos a partir de petróleo) e distribuição de alimentos (transporte).

O terceiro fator determinante para o aumento dos preços dos alimentos decorre da atuação de fundos especulativos no setor de commodities, principalmente após o início da crise com hipotecas de alto risco nos EUA, que levou muitos fundos a migrarem para as commodities agrícolas e metálicas como forma de manter a rentabilidade. Por fim, o crescimento do etanol de milho nos EUA, motivado por subsídios agrícolas, reduzindo a destinação do milho para alimentação assim como de terras destinadas a outras culturas alimentícias, exerceram forte pressão sobre os preços.

Fonte: CDN
Do:

Nenhum comentário: