domingo, 4 de maio de 2008

Biodiesel brasileiro

Considera-se que há dois anos foram consumidos no mundo 10 bilhões de litros de biodiesel. Para 2012 espera-se que esse número aumente consideravelmente para 50 bilhões. Hoje são consumidos no Brasil cerca de 200 milhões com estimável aumento para 2,4 bilhões em 5 anos. Na região Nordeste estão situadas 23 fábricas construídas ou em construção que trabalham com biodiesel, ao todo são 113 pelo Brasil afora.

Os brasileiros contam hoje com 4 mil postos de combustíveis que oferecem a combinação do óleo diesel com o óleo vegetal contraído da soja, da mamona, do dendê, do babaçu, do amendoim e do algodão. A meta para este ano é aumentar para 7 mil postos dispersos em 1.200 municípios.

Cálculos feitos pela Embrapa, Petrobras e Ministério da Agricultura, mostram que serão produzidos 7,5 bilhões de litros de biodiesel por ano a partir de 2010, o equivalente a 20% do consumo nacional de diesel.

O procedimento para produzir o biodiesel está em desenvolvimento avançado. A Petrobras possui esta tecnologia e o combustível orgânico já vem sendo utilizado em certos veículos no país.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Frederico Ozanan Machado Durães, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, a oportunidade para o Brasil liderar a nova matriz energética é baseada na energia de biomassa que congrega as plataformas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos. “O Brasil necessita consolidar o programa biodiesel em 10 anos. Os próximos 03 anos vão definir o futuro do programa no país e o ano de 2008 será especialmente decisivo para aspectos críticos como o ordenamento e gestão territorial, matéria-prima, logísticas agrícola e industrial, arranjos produtivos locais, regionais e infra-estrutura de produção.”

Nenhum comentário: