quinta-feira, 22 de março de 2007

UE planeja criar 'imposto verde' sobre uso de energia

A Comissão Européia apresentará em breve um plano para a criação de "impostos verdes" cujo objetivo será reduzir o consumo de energia e os níveis de emissões de gases que provocam o aquecimento global. O comissário de Impostos da UE, Laszlo Kovacs, afirmou ontem que a taxação seria uma ferramenta-chave para se atingir as metas estabelecidas este mês por governos europeus de reduzir as emissões e de aumentar o uso de energias renováveis.

O imposto pode levar os 500 milhões de consumidores do bloco a adotar usos mais eficientes de energia, além de prover recursos que seriam reinvestidos na economia da região, disse o comissário.

A criação de um imposto europeu é um tema impopular eleitoralmente em nível nacional. E para ser aprovado precisa da aprovação unânime dos 27 países-membros.

Mas, na avaliação Kovacs, o acordo recém-estabelecido pelos países para redução de emissões e a disposição da população em relação a questões ambientais significa que essas barreiras já não são intransponíveis.

Fonte:

Nenhum comentário: