sexta-feira, 16 de março de 2007
USO DE óLEO DE PALMA “IN NATURA” COMO COMBUSTíVEL EM COMUNIDADES ISOLADAS DA AMAZôNIA
Recente estudo da UNICAMP demonstram o uso de Óleos vegetais in natura como uma opção viável para geração de energia em comunidades isoladas, enquadrada no Programa Luz para Todos do governo Federal.
O baixo custo de implantação, em relação a outras alternativas pode compensar o custo de manutenção, que pode ser reduzido com a implementação de um sistema conveniente de limpeza do Óleo.
Considerando a hipótese da produção do óleo de palma pela comunidade, a custo de aproximadamente R$ 0,80, o custo de energia gerada pode se situar compatíveis com o de óleo diesel.
Os níveis de emissões estão dentro dos parâmetros atualmente encontrados para motores diesel, com a vantagem de ser biomassa,com emissão de enxofre e de incremento para o efeito estufa nulos.
A utilização de óleo vegetal pode trazer benefícios sociais e econômicos, se associado à produção local do óleo e a utilização de energia para fins produtivos.
Necessita de uma regulação apropriada e de políticas de incentivo que viabilizem a auto geração e auto gestão pela comunidade.
Fonte: UNICAMP
Materias Relacionadas:
Biodiesel e Dendê
Óleo de Palma
Palma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário