sexta-feira, 16 de março de 2007

USO DE óLEO DE PALMA “IN NATURA” COMO COMBUSTíVEL EM COMUNIDADES ISOLADAS DA AMAZôNIA


Recente estudo da UNICAMP demonstram o uso de Óleos vegetais in natura como uma opção viável para geração de energia em comunidades isoladas, enquadrada no Programa Luz para Todos do governo Federal.

O baixo custo de implantação, em relação a outras alternativas pode compensar o custo de manutenção, que pode ser reduzido com a implementação de um sistema conveniente de limpeza do Óleo.

Considerando a hipótese da produção do óleo de palma pela comunidade, a custo de aproximadamente R$ 0,80, o custo de energia gerada pode se situar compatíveis com o de óleo diesel.

Os níveis de emissões estão dentro dos parâmetros atualmente encontrados para motores diesel, com a vantagem de ser biomassa,com emissão de enxofre e de incremento para o efeito estufa nulos.

A utilização de óleo vegetal pode trazer benefícios sociais e econômicos, se associado à produção local do óleo e a utilização de energia para fins produtivos.
Necessita de uma regulação apropriada e de políticas de incentivo que viabilizem a auto geração e auto gestão pela comunidade.

Fonte: UNICAMP

Materias Relacionadas:

Biodiesel e Dendê

Óleo de Palma

Palma

Nenhum comentário: