sábado, 18 de novembro de 2006

Biodiesel e Dendê


A cultura do dendê é hoje, uma das mais importantes atividades agroindustriais das regiões tropicais úmidas e poderá no futuro, desempenhar papel ainda mais importante, por ser uma excelente fonte geradora de empregos no meio rural. Ao mesmo tempo, é considerada uma cultura com forte apelo ecológico, por apresentar baixos níveis de agressão ambiental, adaptar-se a solos pobres, protegendo-o contra a lixiviação e erosão e “imitar” a floresta tropical. A dendeicultura tem ainda, a capacidade de ajudar na a restauração do balanço hídrico e climatológico, contribuindo de forma expressiva na reciclagem e “seqüestro de carbono” e na liberação de O2 e rica fonte do óleo para e indústria de alimentos e planta de combustível limpo o biodiesel.

Sendo uma planta perene e de grande porte, o dendê quando adulto, oferece um perfeito recobrimento do solo, podendo ser considerado um sistema de aceitável estabilidade ecológica e baixos impactos negativos ao ambiente. A produção da planta inicia 3 anos após o plantio e sua produção é distribuída ao longo do ano, por mais de 25 anos consecutivos.

Neste contexto, o dendê é tido como uma das poucas opções agrícolas que pode tornar realidade o desenvolvimento sustentável, com ganhos ambientais, econômicos e progresso social, desde que disponha de uma política governamental que viabilize a dendeicultura. De fato, talvez seja uma das poucas opções agrícolas com rentabilidade assegurada e com vocação para a conservação ambiental. Este último aspecto, como conseqüência da utilização contínua das terras por 25 anos ou mais, e pelo atendimento das necessidades básicas da população que normalmente sobrevive da agricultura itinerante ou do extrativismo madeireiro, ambas atividades, de considerável capacidade de destruição da floresta, sem nenhuma geração de riqueza ou bem estar social.
Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Óleo de Palma

Palma

Nenhum comentário: