quinta-feira, 23 de novembro de 2006

ANP fecha 8 produtoras ilegais de biodiesel em 10 dias



ANP já está atenta à profusão de plantas de processamento de óleo de soja voltadas ao mercado clandestinos

O superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Roberto Ardenghy, disse nesta quinta-feira (23) que a reguladora já está atenta à profusão de plantas de processamento de óleo de soja voltadas ao mercado clandestino de biodiesel na região Centro-Oeste do País.

Segundo ele, somente nos últimos dez dias foram fechadas, por irregularidades na comercialização do óleo de soja, oito plantas, e mais quatro chegaram a ser autuadas.

Todas elas estavam localizadas no Mato Grosso. As plantas fechadas comercializavam o óleo diretamente para que produtores da região abastecessem seus tratores, máquinas e caminhões. Já as plantas que foram autuadas estavam comercializando o biodiesel fora das especificações permitidas pela ANP.

A venda, segundo a legislação da ANP, só pode ser feita diretamente para a distribuidora de combustível, que vai adicionar o produto ao diesel na proporção de 2%, hoje permitida pela agência reguladora.

Segundo Ardenghy, a única forma de o produtor agrícola utilizar o combustível na proporção de 100%, ou seja, sem adicioná-lo ao diesel, é se fizer isso em frota própria.

A reguladora prepara uma campanha de esclarecimento sobre o segmento de biodiesel que, por enquanto, está impedida de ser veiculada por falta de verbas.

Fonte: Paraná On Line
do

Nenhum comentário: