quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Os males do combustível adulterado


Antigamente, posto de gasolina se escolhia apenas pela localização, bandeira ou preço. Lembram-se destes bons tempos? Hoje temos que tomar um enorme cuidado para comprar combustível puro, não adulterado. O que aconteceu? Como sempre, em primeiro lugar a ganância de “empresários” inescrupulosos, que querem ganhar mais em cima de nós, e a qualquer custo. Segundo, pelo total descontrole de fiscalização do governo, que parece não conseguir ver as soluções que todo mundo enxerga. Mas o que nos interessa nesta coluna é conferir o que esta situação afeta nossos queridos carros.

Diesel puro polui menos, dá mais potência ao motor e não gera fumaça. Mas quando é batizado (um nome tão puro para uma atividade criminosa), causa o oposto. Há casos de motores de caminhões estourados na estrada por excesso de temperatura e corrosão por combustível adulterado. Agora, com o advento do biodiesel, resultado de muita pesquisa e estudo e que só garante a adição de óleo vegetal ao diesel na proporção de até 8%, tem gente que acha que colocar 20% de óleo de fritura no tanque vai resolver seu problema... Dizer o que desta mentalidade? Espero que o País mude.

Marcos Serra Negra Camerini - engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP
Fonte: Jornal da Cidade - Bauru/SP
da Agência de Notícia UDOP

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